fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Vendas   /  A importância de um sistema de vendas que permita integração com ERP
A importância de um sistema de vendas que permita integração com ERP

A importância de um sistema de vendas que permita integração com ERP

A integração com ERP e seus sistemas já deixaram de ser uma tecnologia de mera facilitação de processos e artigo de luxo para a gestão empresarial. Atualmente, esses dois métodos têm se transformado em uma ferramenta e investimento cada vez mais necessário para o sucesso de um negócio.

As empresas, principalmente aquelas relacionadas ao comércio, tem novas informações e dados a todo o momento, bem como departamentos que devem ser acompanhados em tempo real.

Com isso, surge a necessidade e extrema importância de integrar sistemas de vendas que permitam a centralização de processos, dados e informações. Somente assim será possível ter uma gestão eficiente e que tenha total domínio de tudo o que acontece no negócio.

Partindo dessa necessidade, preparamos este artigo com os principais aspectos da integração com ERP. Nele, você poderá entender o que é um sistema de vendas e as suas vantagens para a organização. Confira!

O que é um sistema de vendas?

Os sistemas de vendas são ferramentas programadas para tornar todo o trabalho de vendas otimizado, organizado e mais eficiente. São softwares de gestão utilizados para gerenciar contratos, controlar estoque e acompanhar processos, reduzindo os esforços e falhas e aumentando as oportunidades de novos negócios para a empresa.

Para gerenciar todos esses aspectos de uma organização é que surge a necessidade de integração com ERP. A sigla vem do inglês para o termo Enterprise Resourse Planning, ou seja, Planejamento dos Recursos da Empresa.

A implementação de um sistema de vendas tem sido cada vez mais comum quando os gestores atacadistas percebem os benefícios dessa tecnologia. Para que entenda sobre o que estamos falando, veja o que um software desse tipo pode proporcionar para o seu negócio.

Melhor planejamento

A gestão e acompanhamento eficiente de um negócio atacadista não são tarefas fáceis. Aliás, melhoria em processos, estratégias e tomadas de decisões são buscas constantes de empresários desse setor.

No entanto, ao implementar um sistema de vendas integrado, o alto volume de informações e dados diários poderão ser melhor geridos e reunidos, tornando toda a atividade mais eficiente e produtiva e resultando na satisfação do seu cliente.

Aumento da produtividade

Quando todos os processos estão automatizados, ou seja, mais rápidos e eficientes, a incidência de erros é consideravelmente menor, sem falar que todas as atividades se tornam mais ligeiras e otimizadas. Tudo isso resulta em ações mais produtivas.

Além disso, um sistema de vendas permite a previsão de demandas, auxiliando na produção antecipada de pedidos e produtos.

Aumento na competitividade

Para manter a sua empresa forte no mercado, com capacidade de vendas e produção maior que os seus concorrentes, é preciso automatizar para ter processos mais eficientes.

A gestão de uma empresa envolve muitos e complexos processos, sendo preciso tomar decisões mais certeiras para ficar páreo com o seu concorrente e manter o seu negócio competitivo.

Não há mais espaço para organizações com modelos arcaicos, nem mesmo tempo de corrigir erros. Entretanto, para que possa se beneficiar de um bom sistema de vendas, ele precisa ter integração com ERP. Confira a seguir o que é isso!

O que é um sistema que tem integração com ERP?

O ERP é um software que visa melhorar todos os processos de uma empresa. Essa tecnologia funciona por meio de uma integração dos diversos e variados setores e ferramentas do seu negócio. Em outras palavras, esse modelo de sistema permite uma união entre os departamentos, atividades, ações e demandas da sua organização.

Para isso, o ERP realiza um mapeamento de todos os departamentos da sua empresa por meio de uma plataforma. Com essa integração, será possível que você identifique erros e necessidades a tempo de corrigi-los sem causar grandes danos ao seu negócio.

Para que entenda melhor, a integração com ERP cria um grande complexo de informações provenientes de outros sistemas, sejam eles de gestão, comercial, produtivo de TI, entre outros.

Assim, todos os dados, acontecimentos e soluções estarão associados, tudo funcionando como um só e não em setores e pequenas partes, em que informações importantes e gargalos poderiam passar despercebidos.

Pensando em proporcionar melhorias para o seu negócio, veja como a integração de processos pode ser a chave do sucesso da sua gestão. Confira os benefícios de implementar essa tecnologia.

Mais segurança no controle de estoque

Principalmente em negócios atacadistas e distribuidoras, há um trabalho importante de estoque, afinal, é um grande volume, variedade e circulação de mercadorias. Além disso, ainda é preciso ter um equilíbrio, pois muitos produtos parados significam dinheiro estagnado, e falta de itens é prejuízo.

Sendo assim, é preciso ter um bom relacionamento com fornecedores e sempre manter contato para a compra de mercadorias, de modo que possa gerenciar o armazenamento e logística.

Quando se implementa a integração com ERP há informações e dados em tempo real, como a quantidade exata de itens no seu estoque. Assim, terá melhor controle de saídas e entradas e de quando será preciso fazer a reposição, evitando que corra o risco de perder recursos financeiros ou vendas.

Possibilidade de acesso à distância

Apesar de nem todo ERP estar na nuvem, os sistemas podem funcionar com a tecnologia cloud, ou seja, não é necessário que você esteja em frente ao computador ou saia da empresa para acessá-lo. Dessa maneira, poderá verificar todos os seus processos por meio de qualquer disposto móvel que tenha internet, como smartphones e tablets.

Melhoria no atendimento

Ao integrar os processos, departamentos e informações do seu negócio, podendo acessá-los de qualquer lugar, terá atividades mais eficientes, certo? Com isso, você terá condições de dar soluções mais rápidas para os seus clientes, bem como ter um bom controle de estoque que permita atender o seu consumidor, mesmo em casos de imprevistos, em que ele precise de mercadorias de maneira imediata.

Além disso, terá informações suficientes para tomar decisões em relação às ações de marketing, podendo divulgar os seus produtos e serviços de modo que atraia mais clientes.

Tudo isso resultará em um atendimento personalizado e mais eficiente, que garanta a satisfação do seu consumidor. No entanto, para que possa fazer essa integração e ter bons resultados no seu negócio, é imprescindível contar e implementar uma tecnologia eficiente para as suas vendas.

A nossa plataforma, por exemplo, a ION Vendas, é uma solução para o setor atacadista e de distribuição que permite acompanhar tudo o que acontece no seu negócio, também na nuvem. Com ela, poderá automatizar a sua força e processos de vendas, verificando metas, pedidos, negociações, entre outros.

A integração com ERP é uma solução cada vez mais necessária para ter processos alinhados e eficientes nas empresas. Somente tendo total domínio em tempo real e hábil é possível implementar soluções e evitar falhas perigosas para o negócio. Então, aposte em tecnologias e garanta o sucesso da sua organização.

Quer conhecer mais sobre a nossa plataforma? Então, entre em contato conosco e tenha todos os benefícios que citamos acima.

ION SISTEMAS