fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Vendas internacionais: primeiros passos para escalar
Vendas internacionais: primeiros passos para escalar [ionsistemas]

Vendas internacionais: primeiros passos para escalar

Tornar um comércio atacadista escalável tem se mostrado um dos maiores desafios do segmento. Isso se deve, principalmente, aos altos custos de operação e logística.

Mas a falta de tecnologias adequadas também não pode ser subestimada, uma vez que o comércio eletrônico B2B deve ser o maior propulsor de vendas do segmento nos próximos anos.

Prova disso são as estimativas positivas para o setor: até 2027, o faturamento do e-commerce B2B deve atingir 20,9 trilhões de dólares.

Boa parte desse faturamento virá das vendas internacionais, impulsionadas por parcerias estratégicas e modelos de negócios inovadores.

Se você também pretende ingressar nessa maré de crescimento, continue a leitura. Vamos te mostrar um passo a passo para começar a vender no atacado internacional.

Estude sobre o mercado internacional

O primeiro passo para iniciar suas vendas internacionais é compreender o mercado internacional. Cada país possui leis próprias de importação e exportação, bem como de conformidade de produtos para venda.

Nesse sentido, vale a pena definir alguns países-alvo e se aprofundar nas regras próprias daquela região. Lembre-se que pode haver exigências em relação a certificações e licenças. Portanto, cada detalhe importa neste primeiro contato.

Para facilitar, você pode contar com consultorias de importação e exportação para fazer um levantamento de quais locais seriam mais apropriados para uma venda no atacado.

Tenha um plano estruturado de expansão

O segundo passo para dar continuidade às suas vendas internacionais é desenvolver um plano de expansão consistente. Isso significa ter todo o estudo mercadológico para compreender como ingressar em cada país, quais produtos vender e para quem.

Esse plano também deve levar em consideração as obrigações fiscais de cada país, bem como uma avaliação precisa sobre os preços que você irá praticar.

Além disso, faça um bom benchmarking para conhecer seus concorrentes, suas estratégias e diferenciais. Quanto mais informação você tiver a respeito do mercado no qual deseja ingressar, mais fácil será romper as barreiras e ter sucesso com suas vendas internacionais.

Conheça muito bem o público para o qual você vai vender

Além de conhecer o mercado, os concorrentes e as normas legais de cada país, você também precisa conhecer os clientes para quem deseja vender.

Para alcançar um novo público internacional, você precisa conhecer a fundo as necessidades de cada cliente e a sua forma de fazer negócios. Também deve ter uma boa ideia da demanda geral de cada país, para oferecer os melhores produtos.

Dúvidas, desejos, necessidades, desafios, tudo isso deve fazer parte do seu estudo de público-alvo. Afinal, não é porque seus produtos fazem sucesso aqui no Brasil que farão em outros países também. 

Tenha uma boa plataforma de pagamentos

Ainda que seja um negócio B2B, cada país possui métodos de pagamento próprios. Portanto, vender internacionalmente no atacado também exige que você tenha uma plataforma de pagamentos capaz de abarcar diversos tipos de moeda e meios de pagamento.

A emissão de faturas, bem como notas fiscais e demais trâmites financeiros também podem sofrer variações de acordo com as normas de cada país.

Diante disso, tenha em mente que você precisará não só de uma plataforma de pagamentos robusta, mas também de uma assessoria contábil capaz de fazer a consolidação desses dados.

Envios internacionais

Outro cuidado que você deve ter ao investir em vendas internacionais é quanto ao envio das mercadorias. Ter bons parceiros de negócios para fazer essa logística pode ser a melhor escolha, a fim de garantir o adequado transporte e entrega aos clientes.

Nesta etapa, o uso de tecnologias de rastreamento de mercadorias se faz extremamente necessário. Monitoramento de cargas, bem como seguros para qualquer eventualidade são fundamentais.

Lembre-se, ainda, de manter seus clientes corporativos bem informados a respeito da movimentação das cargas. Usar automações de marketing e vendas nesta etapa vai te ajudar a manter o contato com o cliente e deixá-lo seguro quanto à entrega.

Tenha um suporte de primeiro mundo

Expandir as vendas internacionais depende de um posicionamento de mercado em que a credibilidade e a força da marca jogam um papel determinante. Nesse sentido, o atendimento ao cliente se torna a linha de frente do seu atacado.

Suporte 24 horas, prevendo os diferentes fusos horários, e representantes de vendas bilíngues são fundamentais.

Dependendo do mercado-alvo, seu time de vendas internas pode ter características particulares. Por exemplo, em vez de falar apenas inglês, dominar também o mandarim ou o espanhol.

Além de pessoas altamente qualificadas, você também vai precisar de tecnologias que facilitem esse contato a agilizem o atendimento. Nesse sentido, você pode lançar mão de chatbots munidos de inteligência artificial, assistentes virtuais e FAQs inteligentes que filtrem, categorizem e priorizem as demandas.

Contrate profissionais locais

Na hora de começar a vender seus produtos em outros países, você pode enfrentar desafios com relação ao idioma, especialmente expressões idiomáticas, que não são facilmente conhecidas fora de cada região.

Para contornar essa barreira, na hora de traduzir rótulos, especificações técnicas e orientações de consumo, por exemplo, convém contratar profissionais locais para realizar essa tradução.

Até mesmo o seu atendimento ao consumidor pode ser formado por um time internacional, o que pode facilitar bastante na hora de lidar diretamente com cada cliente.

Tenha uma plataforma de vendas que atenda suas necessidades

Por trás de toda operação de vendas internacionais existe uma plataforma de força de vendas robusta, capaz de coletar, processar e analisar dados de forma ágil, eficiente e segura.

Essa é uma das tecnologias mais importantes para fazer uma gestão de vendas eficaz e munir seu time de informações estratégicas para promover um atendimento de qualidade. Portanto, lembre-se de dedicar o tempo necessário para escolhê-la.

Verifique funcionalidades, recursos, possibilidade de customização e, claro, a reputação no mercado. Quanto mais segurança você tiver no momento de escalar suas vendas internacionais, maiores as chances de obter resultados em menos tempo.

Quer dar o próximo passo na sua escalada de vendas? Solicite uma demonstração gratuita das soluções da ION!

ION SISTEMAS