Chegou a vez da hiperpersonalização no atacado e distribuição
Imagine o seguinte cenário: você entra em contato com uma marca para adquirir um produto e já no primeiro instante recebe um “olá” seguido do seu nome.
As interações seguintes são recheadas de informações que ressoam com você, sugestões de produtos que costuma comprar, formas de pagamento preferidas, tipo de entrega que você costuma pedir…
A cada novo contato, você sente que aquela empresa realmente se dedicou a conhecer o seu perfil, suas preferências, seus comportamentos e até mesmo suas dificuldades.
O sentimento que fica é de que as suas necessidades são atendidas a cada instante, quase como uma bola de cristal.
Isso se chama hiperpersonalização. E se você ainda não ouviu falar neste conceito, chegou o momento de entender por que ela é o futuro do atacado e distribuição. Continue a leitura!
O que é hiperpersonalização?
Hiperpersonalização é uma estratégia de marketing e vendas que combina inteligência artificial e análise de dados para promover experiências únicas para cada cliente.
Na prática, a inteligência artificial acessa seu banco de dados, aprende tudo sobre cada cliente e assim é capaz de personalizar mensagens, ofertas e até páginas de produtos de acordo com o perfil de cada comprador.
Também é possível hiperpersonalizar experiências no atendimento presencial. Mas, para isso, você precisa ter um time de vendas bem preparado, munido das informações certas.
Hipersonalização x personalização tradicional: qual a diferença?
A personalização tradicional é aquela que a maioria de nós utiliza ao inserir um nome em um e-mail ou uma data de vencimento de fatura no corpo do e-mail. Esses são dados fáceis de recuperar no seu sistema de gestão e inserir em uma mensagem automatizada através de codificação.
Na hiperpersonalização, você usa todo o poder da inteligência artificial e do machine learning para analisar um volume enorme de dados em tempo real para determinar o perfil de cada cliente.
Com base nisso, seus times de marketing e vendas sabem exatamente em que horário o cliente está disponível para uma ligação ou qual o melhor momento para exibir um anúncio em redes sociais, por exemplo.
Detalhes que fazem a diferença também passam a fazer parte das suas comunicações, como a última vez em que o cliente acessou sua loja virtual ou qual foi o produto de maior interesse nos últimos 12 meses.
Perceba que na hiperpersonalização você vai mais a fundo nas informações de cada cliente, tornando cada interação única e irrepetível.
Esse tipo de experiência desperta um outro tipo de sentimento do cliente em relação à sua marca. É como se cada detalhe fosse totalmente pensado para atender à necessidade do consumidor exatamente naquele momento.
Dessa maneira, suas estratégias se tornam cada dia mais efetivas, o que se reflete em um maior aproveitamento dos seus recursos internos e um maior retorno sobre o investimento em estratégias de captação, retenção e fidelização de clientes.
Como criar uma experiência hiperpersonalizada no atacado e distribuição?
Geralmente, a hiperpersonalização está atrelada a uma estratégia de negócios maior, na qual o cliente está no centro das atenções. Desse modo, todos os setores que interagem direta ou indiretamente com os clientes contribuem para essa abordagem.
Confira os passos essenciais para começar a desenvolver a sua estratégia de hiperpersonalização:
Faça com que todos conheçam muito bem a empresa
A hiperpersonalização é como um relacionamento entre duas pessoas. Quanto mais elas se conhecem, mais conseguem “adivinhar” os desejos, necessidades e dificuldades do outro.
Só que neste caso, estamos falando de duas empresas que são representadas por pessoas. Ou seja, além do fator humano, temos organizações com interesses distintos na relação.
Dito isto, o que o seu time precisa, em primeiro lugar, é conhecer muito bem a sua empresa. O que ela faz, quais são seus valores, como se posiciona no mercado…
Para tanto, comece treinando sua equipe. Crie oportunidades para consolidar a sua cultura organizacional e fomentar o senso de pertencimento entre os funcionários. Comunique-se de forma clara, objetiva e transparente.
Faça com que todos conheçam seus produtos
Além de conhecer a empresa, que é a entidade que vai dialogar com os clientes, seus funcionários também precisam conhecer seus produtos de ponta a ponta.
Qual é seu mix de produtos? Quais são as linhas mais vendidas? Qual é o tipo de solução que cada produto traz? Quais são os benefícios de cada um deles?
Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas para que todos conheçam muito bem quem e o que representam.
Tenha uma governança de dados impecável
Outro ponto essencial para hiperpersonalizar o relacionamento com seus clientes é desenvolver uma governança de dados impecável. Em outras palavras, saber de onde seus dados vêm, como eles são utilizados, atualizados e descartados.
Aqui, também entra a questão da segurança da informação. Um tema que não pode escapar aos seus olhos, haja vista que a sua empresa lida com dados sensíveis de clientes.
Conheça seu público a fundo
Depois de se estruturar internamente para a hiperpersonalização, chega o momento de desvendar quem são seus clientes. Isso é feito a partir dos dados que você coleta.
Logo, você precisa selecionar fontes confiáveis de informações e desenvolver a infraestrutura que fará com que eles cheguem até você e seu time. Ou seja, aqui entram as tecnologias.
Além das tecnologias, você deve contar com seu time de vendas, especialmente o de vendas externas, como fonte de informações minuciosas. Afinal, são eles que visitam os clientes in loco. Logo, têm uma percepção mais apurada sobre o ambiente de negócios do cliente e sua realidade.
Como você pode ver, a hiperpersonalização é um misto de estratégia, tecnologia e insight humano. Unindo essa tríade, você tem em mãos uma poderosa máquina de conexão entre marca e clientes, gerando melhores resultados.
Mas sabe o que não pode faltar nessa equação? Experiências incríveis!