fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Vendas   /  Tipos de vendas: conheça os principais para usar na sua empresa
Tipos de vendas

Tipos de vendas: conheça os principais para usar na sua empresa

Independentemente do segmento de um negócio, os tipos de vendas sempre estarão focados e atuantes, sejam eles de serviços ou de produtos. Diante disso, é imprescindível conhecer os modelos de vendas mais comuns e que podem ser aplicados ao seu negócio, de maneira que você possa traçar estratégias e processos eficientes.

O mercado está cada vez mais competitivo, fator que requer muita maturidade de gestão. Então, para que você possa treinar a sua equipe e dominar as particularidades da sua empresa, confira a seguir quais são eles, os mais comuns e suas características.

Entenda por que é importante conhecer os diferentes tipos de vendas

A venda passa pelo processo de conquista, pois o vendedor conversará com o cliente para mostrar e explicar sobre o produto ou serviço. Assim, demonstrará suas características, vantagens ao comprá-lo, falará da seriedade da marca, entre outros detalhes. Tudo conquistará o consumidor para que ele adquira o item.

Isso pode parecer simplista, porém, é necessário estabelecer um tempo de aproximação para criar o relacionamento. Esse período dependerá de como o vendedor aborda o comprador e do quanto este está realmente aberto à relação e aquisição.

Por isso, é relevante saber os diferentes tipos de venda. Porque, de acordo com o jogo de atração, os gestores e empresários desenvolverão aquela estratégia que mais se encaixa ao seu mercado e aos produtos ou serviços que vendem. Dessa maneira, terão maiores chances de concretizarem seus negócios.

Saiba como aplicar cada uma delas no setor atacadista e distribuidor

Primeiramente, você precisa entender que os tipos de vendas devem ser considerados ao definir a estratégia comercial. Sendo assim, conhecer as características da venda determinará suas especificidades. Também, influenciará nos processos operacionais da área. Dessa maneira, descubra a seguir como implementar cada uma nos setores de atacado e de distribuição.

Venda direta

A venda direta é o tipo mais comum que você encontrará no mercado. Esse modelo é caracterizado por um conjunto de vendedores, que são chamados de pequenos empreendedores, para comercializarem os produtos e serviços porta a porta ou por outros meios. Um dos exemplos mais claros desse tipo de venda é a revendedora, como Avon, Mary Kay, Herbalife e outros.

No universo dos atacadistas e das indústrias, a venda direta é feita de maneira ativa, ou seja, quando uma equipe treinada e qualificada busca por clientes via telefone, e-mail ou também porta a porta. Ou seja, o vendedor vai até a casa ou local de trabalho dos seus consumidores para oferecer seus produtos. Por exemplo, roupas, cosméticos, utensílios para o lar, acessórios femininos, enxovais, produtos para carros, eletrodomésticos, entre outros.

Para isso, independentemente da abordagem, é preciso argumentar e focar nas necessidades dos seus consumidores, de modo que seja possível alinhar os seus produtos ou serviços às expectativas deles.

Sendo assim, passe segurança ao conversar com o potencial cliente, prenda seu interesse com perguntas instigadoras, se posicione de maneira correta para que ele não o dispense, esteja sempre uniformizado para melhor identificar a empresa em que trabalha e não se sinta frustrado caso não efetive todas as vendas. Essas são técnicas voltadas para o mercado B2C (business to commerce), ou de empresa para consumidor.

Venda corporativa

Entre os tipos de vendas que não podemos deixar de citar está a comercialização corporativa. Nesse modelo, também conhecido como B2B (business to business), as empresas são altamente competitivas e caracterizadas pela relação entre elas.

A venda corporativa é um grande desafio para as corporações, pois é preciso concretizar negócios com uma pessoa jurídica, o que não é tarefa fácil. Portanto, esse tipo de venda requer estratégias de níveis elevados, uma vez que as negociações entre empresas vão além de técnicas básicas e tradicionais.

Outra particularidade que diferencia a venda corporativa dos demais é a racionalidade. Aqui, nada é feito considerando o lado emocional, pois, quando uma organização decide adquirir qualquer tipo de produto ou serviço, já foram feitos estudos e análises racionais para chegar a essa decisão.

Para que esse processo de comercialização seja feito de maneira eficiente e gere resultados positivos para a sua empresa, é imprescindível que se tenha uma equipe de vendas muito bem-treinada, qualificada e que entenda a fundo sobre o mercado, a concorrência, as principais técnicas e, principalmente, dos produtos e serviços oferecidos.

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert

Venda consultiva

Entre os tipos de vendas mais conhecidos e adotados no mercado, temos a comercialização consultiva. Como o próprio nome já nos indica, esse modelo é caracterizado pela ação de um vendedor como consultor.

Esse processo de consultoria é feito com o objetivo de investigar e entender as necessidades e preferências do consumidor, de maneira que o posicionamento da empresa possa atendê-lo da melhor forma.

Para essa estratégia de vendas, o consultor precisa tomar partido de uma postura de verdadeiro especialista, ou seja, deve dominar o mercado, os produtos e serviços relacionados à sua empresa.

Portanto, a venda consultiva não tem o intuito único de vender — apesar de esse ser o objetivo —, mas também de instruir e de entender o momento e fazer um diagnóstico do seu consumidor. Para ter sucesso nesse método, é importante que:

  • identifique o perfil dos potenciais clientes;
  • crie uma conexão com o consumidor;
  • tenha curiosidade e interesse de entender o lead (potencial cliente);
  • desenvolva projetos diferenciados para cada necessidade e perfil;
  • não foque apenas nas vendas, mas pratique a empatia.

Venda casada

A comercialização e negociação casada também é um dos modelos, porém tem a diferença de ser proibida aqui no Brasil. Esse fato se dá em razão de esse tipo de método ser antiquado, reprovado e até mesmo antiético.

A venda casada se dá quando uma empresa ou um consultor atrela a venda de um produto ou serviço a outro que não seja do interesse do cliente, mas que, para fechar a compra com as dadas condições, é preciso levá-lo também. Ou seja, quando se cria uma obrigação em adquirir algo. São exemplos práticos disso e que podem passar despercebidos na nossa rotina: a venda de cartão de crédito somente com seguro e a consumação mínima em bares e restaurantes.

Apesar de ser um hábito proibido pelo Art. 39 do Código de Defesa do Consumidor, ainda é muito comum encontrar empresas que fazem esse tipo de negócio, principalmente quando disfarçam a venda casada com as palavras “promoção” e “combo”.

Prefira sempre mostrar os benefícios dos seus serviços e produtos de maneira separada e sem segundas intenções, pois assim estará agregando valor à sua empresa e não tentando se dar bem inadequadamente.

Venda consignada

Para a empresa que precisa aumentar os níveis de vendas, mas sem investir muito, a venda consignada pode ser a opção. Essa estratégia acontece quando um cliente ou uma empresa fica com algum produto para fazer a comercialização dele, recebendo uma comissão por cada item vendido.

Esse tipo de venda também é muito utilizado para se diminuir os riscos de prejuízos, pois o vendedor somente será recompensado por aquilo que for vendido, e as mercadorias não comercializadas são devolvidas.

Por essa razão, também é um dos modelos de venda indicado para os pequenos empreendedores e aquelas empresas que não têm muito espaço para estoque. No entanto, como nem tudo são flores, é preciso levar em consideração os custos de logística, que são resultados da distribuição dos produtos e do recolhimento daqueles que não foram vendidos.

Confira como cada tipo de venda pode ser melhorado pela tecnologia

Investir em tecnologia ajuda a trazer mais agilidade, eficiência e precisão aos processos, e consequentemente, o aumento de vendas, visto que é imprescindível acompanhar a evolução do mercado, gerar leads e promover mais conversões. Dessa maneira, tanto atacadista quanto distribuidor podem aproveitar das ferramentas digitais para ganharem mercado, veja!

  • Big Data — com ele sua empresa captura, gerencia e analisa os volumes de dados dos clientes, de acordo com o comportamento e hábitos de compra;
  • CRM (Customer Relationship Management) — registra e gerencia o perfil dos consumidores para personalizar ofertas e experiência deles. Ainda, envia e-mails, emite relatórios analíticos, realiza a gestão financeira, etc;
  • ERP (Enterprise Resource Planning) — essa plataforma é direcionada para a melhoria da eficiência e receitas, uma vez que automatiza e otimiza os processos dos aplicativos para obter dados precisos em tempo real;
  • Software de análise de vendas — reúne as análises de vendas para uma visão abrangente visando, por meio da ferramenta, rastrear, avaliar e aprimorar o desempenho das atividades do setor.

Enfim, os variados tipos de vendas precisam adequar-se às características, ao porte e às necessidades da sua empresa. São diferentes modelos de venda que atuam por estratégias, mas que o objetivo é só um: vender. Portanto, estude as suas opções e seus investimentos disponíveis e conte com uma equipe qualificada.

Também, saiba escolher a solução de tecnologia ideal que ajude a otimizar os resultados das vendas da empresa atacadista ou de distribuição. Para isso, considere pontos relevantes como: software que atenda às necessidades da empresa, procure um bom custo-benefício, priorize o acesso remoto e mobile friendly, verifique a possibilidade de integração, prefira um fornecedor que ofereça suporte eficiente, opte por uma plataforma que centralize as informações, examine a reputação do fornecedor no mercado e avalie o design do sistema.

Agora que já conhece os principais tipos de vendas, curta nossa página no Facebook para estar sempre bem informado.

Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!