fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Distribuição de medicamentos: como a gestão de documentos pode ajudar?
sistema de gestão de documentos na distribuição de medicamentos

Distribuição de medicamentos: como a gestão de documentos pode ajudar?

Existem serviços e áreas de atuação que exigem um nível de precisão extremamente elevado e, por conta da sua relevância para a sociedade, fazem com que falhas ou erros de gestão não sejam tolerados. Esse é justamente o caso da distribuição de medicamentos, mas você já parou para pensar como a gestão de documentos pode ajudar?

Embora algumas pessoas não tenham se antenado quanto à relevância desse tipo de estratégia no conceito da logística de medicações e insumos, existem algumas ações práticas e pontuais que podem ser extremamente valiosas e eficazes. Continue lendo o artigo e descubra algumas delas.

Afinal, o que é uma gestão de documentos?

Podemos definir a gestão de documentos como a adoção de uma ou mais medidas no âmbito administrativo, que tenham como objetivo principal promover uma boa administração e um melhor controle das documentações que estejam envolvidas em um determinado tipo de serviço ou relacionadas com os produtos comercializados.

Esse gerenciamento é algo de espectro bastante amplo, que pode incluir desde os cuidados para evitar danos físicos na papelada, passando pela organização de fluxos e arquivamento e chegando até a utilização de recursos tecnológicos e digitais, como a adoção de softwares específicos e o uso de cloud computing, ou seja, da nuvem.

Qual a sua importância para uma empresa farmacêutica?

A gestão de documentos é, obviamente, algo importante para qualquer empresa. No entanto, quando pensamos em organizações sediadas no ramo farmacêutico, isso pode ser ainda mais relevante, uma vez que essas instituições estão envolvidas em atividades de suma importância para a sociedade e possuem um volume elevado de burocracia.

Uma boa capacidade gerencial, nesse caso, pode gerar um impacto operacional positivo nos procedimentos e processos rotineiros, favorecendo os profissionais e tendo uma função estratégica para o funcionamento do negócio. Práticas padronizadas, arquivos acessíveis e informações seguras, portanto, são extremamente importantes.

Na prática, isso quer dizer que aqueles arquivos que precisam ser constantemente acessados, que estão na chamada fase corrente, precisam ser facilmente localizados. Da mesma forma, os que não são tão utilizados também precisam ser guardados em local adequado, protegidos contra eventuais problemas, como danificação ou extravio de dados.

Quais os benefícios da gestão de documentos?

Agora que você já aprendeu melhor sobre o que é uma gestão de documentos e descobriu qual é a sua importância para uma empresa farmacêutica, chegou a hora de compreender, de maneira efetiva, quais são os benefícios que você pode obter ao adotar essa estratégia para o seu negócio. Veja abaixo alguns deles.

Redução de custos

Um dos grandes benefícios de promover uma boa gestão de documentos consiste na redução geral de custos. Afinal, toda empresa, independentemente de estar sediada no ramo farmacêutico ou não, precisa ter lucros no final do mês, uma vez que, se isso não ocorrer, não há como pagar funcionários, fornecedores, impostos e assim por diante.

Quando há um gerenciamento adequado e estratégico da documentação, você evita custos adicionais e facilita todo o controle dos processos internos e externos. Dessa maneira, também reduz as chances de sofrer com problemas que minariam o seu orçamento e garante que os colaboradores encontrem e usem os arquivos de forma eficaz.

Maior padronização

A adoção de práticas e técnicas estratégicas para tornar a gestão de documentos mais efetiva faz com que os processos da empresa tenham uma maior padronização. Isso quer dizer que, entre outras ações, você deve se basear na uniformização dos serviços de emissão, de arquivamento, transporte e no uso inteligente da documentação.

Em um primeiro momento, é preciso difundir e ensinar as novas metodologias e procedimentos relacionados a esse gerenciamento para os colaboradores, compartilhando as orientações definidas e traçando diretrizes claras, que se refletirão no aumento da qualidade do serviço prestado na sua área de atuação, seja ela qual for.

Melhor organização

Não dá para falar dos benefícios da gestão de documentos sem falar que isso promove uma melhor organização, não é verdade? Ao adotar esse tipo de estratégia, seus funcionários não precisarão, por exemplo, gastar mais tempo e paciência para procurar alguma documentação para o encaminhamento de alguma tarefa ou serviço.

Isso precisa estar presente tanto em papéis físicos quanto nos arquivos digitais, que precisam ser velozmente localizados e acessados. De modo simplificado, podemos dizer que medidas pontuais e inteligentes já são de grande valia, como a utilização de sistemas de arquivamento e softwares modernos, específicos para essa finalidade.

Segurança jurídica

Você pode até não ter parado para pensar sobre isso, mas um dos maiores benefícios da gestão de documentos é que isso pode trazer mais segurança jurídica para o seu negócio, não importando o seu ramo de atuação. Tenha em mente que os documentos são, antes de mais nada, garantias legais daquilo que a sua empresa está realizando.

Em outras palavras, a papelada serve para garantir que as suas ações e serviços condizem com a legislação atual e as boas práticas exigidas em nosso país. De uma maneira geral, eles são uma prova e, por isso mesmo, a sua integridade deve ser garantida, e eles precisam estar disponíveis sempre que forem, eventualmente, requisitados.

Como um sistema como o ION pode ajudar?

Depois de conferir este conteúdo, é bastante provável que você já tenha se convencido sobre a importância de fazer uma boa gestão de documentos e esteja querendo adotar medidas específicas para que a sua empresa consiga fazer isso da melhor maneira. Contar com uma solução moderna e prática, portanto, parece ser uma ótima ideia.

Com a ajuda do ION sistemas, você ganha infinitas possibilidades e poderá fazer com que, ao mesmo tempo, a sua equipe seja muito mais produtiva e os seus dados estejam bem mais seguros. Você terá total controle sobre as documentações recorrentes no seu ramo, como alvarás, portarias da ANVISA, autorizações de estoque e assim por diante.

Gostou de entender um pouco melhor como a gestão de documentos na distribuição de medicamentos pode ajudar? Quer receber outros artigos como esse em primeira mão e sem pagar nada por isso? Então, não perca mais tempo e assine, inteiramente grátis, a nossa newsletter!

ION SISTEMAS