O que considerar ao escolher um software ideal para a equipe de vendas
A tecnologia se tornou onipresente em empresas de diferentes segmentos. Ela não se resume a computadores rápidos e internet veloz: é possível, também, escolher um software que garanta mais produtividade para a sua equipe de vendas — e, consequentemente, mais lucros para o negócio.
Porém, não basta optar por qualquer opção. Para escolher um software completo, é necessário levar em conta alguns fatores. Afinal, essa solução deve se adequar às necessidades da empresa e facilitar a centralização das informações.
Por isso, preparamos algumas dicas especiais para você não errar na escolha. Acompanhe conosco!
Certifique-se de escolher um software que atenda às necessidades da empresa
Muitos gestores desejam modernizar os processos da sua empresa adicionando soluções digitais para gerar mais produtividade. Essa intenção é importante, mas é necessário levar em consideração se a tecnologia escolhida se alinha às necessidades do negócio.
Desse modo, é muito importante priorizar softwares que contem com uma boa quantidade de opções destinadas a otimizar os serviços. Priorize soluções que ofereçam a possibilidade de checar o histórico de compras do cliente, o status de entrega das demandas e que permitam a construção de um mix de produtos, por exemplo.
Todas essas opções garantem um relacionamento mais próximo com o cliente, uma vez que a empresa passa a oferecer respostas mais rápidas às demandas, além da agilidade no atendimento e na entrega.
Busque um bom custo-benefício
O preço da contratação de um software tem que ser coerente com as suas funcionalidades. Opções muito caras e que oferecem pouca flexibilidade não são a forma mais eficiente de alocar os recursos da empresa.
Basta pensar no seguinte: sua empresa acaba desembolsando um alto valor pela aquisição de um cliente, mas o gerenciamento das vendas não é otimizado. Além de manter a produtividade baixa, o negócio acabou perdendo dinheiro em um investimento pouco efetivo.
Por isso, priorize softwares que ofereçam automatização dos processos, funcionamento na nuvem, dados atualizados de estoque, histórico de transações com o cliente, entre outras funcionalidades indispensáveis.
Priorize o acesso remoto e mobile friendly
Para explorar todas as vantagens proporcionadas por um software de vendas, é imprescindível que ele ofereça acesso remoto. Desse modo, os colaboradores que trabalham em campo estarão sempre munidos de uma solução digital que centralize as informações e possibilite uma apresentação caprichada dos produtos aos clientes.
Portanto, não escolha softwares que não possam ser acessados de qualquer lugar. A utilização remota não só agiliza os processos, como também garante um nível maior de controle para os gestores sobre as atividades desempenhadas pelos vendedores, já que um bom app centraliza as informações.
Além disso, a ferramenta deve ser mobile friendly, pois imagine como seria complicado se os vendedores tivessem que carregar notebooks para realizar qualquer venda.
Verifique a possibilidade de integração
Como o atacadista e o distribuidor podem reduzir consideravelmente o retrabalho e os erros e perdas nos processos? Por meio da automatização e integração de processos e informações. Isso pode ser conseguido com a utilização de um bom software de vendas.
Por isso, antes de contratar a primeira opção que aparecer, certifique-se de que essa solução conte com uma integração eficiente com os sistemas de gestão mais utilizados do mercado, como o ERP e CRM. Dessa forma, será mais fácil ter na ponta do lápis as informações mais importantes para o progresso do negócio.
Priorize um fornecedor que ofereça suporte eficiente
Com um software de vendas comprado e implementado dentro da empresa, a empresa passa a colher bons resultados. Contudo, além de conseguir uma boa solução digital, é indispensável garantir que o suporte oferecido pelo fabricante seja de qualidade e atenda às necessidades da contratante.
Afinal de contas, você precisará de acompanhamento para entender todas as funcionalidades da plataforma e da ajuda de profissionais especializados na hora de implementá-la. Contratar uma solução digital e não checar o nível de suporte oferecido pode até mesmo causar paralisações significativas no negócio, trazendo insatisfação para os clientes e para os colaboradores.
Opte por softwares que centralizem as informações
Para escolher um software de alto nível, verifique se ele oferece a centralização das informações e funcionalidades. Registrar o histórico de compras do cliente é bom, mas um programa ainda melhor proporciona a opção de criar e apresentar catálogos digitais, por exemplo.
Com uma boa escolha, o cliente passa a contar com a conferência e atualização dos dados sobre estoque, assim como emissão de tabelas de preços, registros de compras e ainda verificação do status de entrega dos produtos.
Confira a reputação do fornecedor no mercado
Concretizar vendas e cativar os clientes são os principais objetivos de qualquer empresa. Portanto, não arrisque: antes de encomendar uma solução digital, verifique as credenciais do fornecedor e sua reputação junto ao mercado.
É preciso lembrar que a aquisição do aplicativo é um investimento e deve gerar retorno. Para garantir isso, nada como contar com fornecedores de alto nível, com ampla experiência na entrega de softwares adaptados às necessidades do cliente.
Cheque o design do software
Por último, mas não menos importante, é indispensável contar com uma solução que ofereça um design intuitivo e acessível para diferentes níveis de profissionais. Assim, será mais fácil para um gestor repassar o app para diversos colaboradores o utilizarem.
Um design inteligente e adaptado à empresa será essencial para colocar o software em uso imediatamente e gerar resultados para o negócio por meio dele. Uma solução pouco intuitiva causaria alguns transtornos, como a necessidade de treinamento dos colaboradores e a readequação demorada dos processos digitais.
Como pudemos ver no artigo, escolher um software de vendas de alto nível envolve diversos fatores, como a adaptação do programa às necessidades da empresa, o acesso remoto e até mesmo a reputação do fornecedor. A Ion Sistemas conta com um aplicativo que cumpre todos esses requisitos, automatizando os processos e conferindo maior agilidade para o seu time.
Gostou do artigo e quer saber como contratar um software que atenda a todas essas considerações? Então, entre em contato conosco para conhecer os nossos produtos!