fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Logística   /  O que é a roteirização de entregas e como melhorá-la?
roteirização de entregas

O que é a roteirização de entregas e como melhorá-la?

Roteirização de entregas é o procedimento que define e organiza uma sequência de remessas em determinada rota, buscando o máximo de otimização e racionalidade, eliminando inconsistências, desperdícios, falhas e o retrabalho.

Basicamente, o objetivo é o de alcançar o máximo de aproveitamento dos recursos empregados na entrega — do combustível ao veículo. Por isso, a roteirização é fundamental em termos de lucratividade e para a satisfação do cliente, uma vez que influencia a qualidade e a eficiência da entrega. Vamos conhecer os detalhes considerando esses objetivos de ganho? Confira!

Quais os benefícios de roteirização de entregas?

Muitas empresas usam a eficiência de entrega como um importante diferencial competitivo. Algumas distribuidoras, por exemplo, ficaram famosas em seus segmentos ao prometer remessas em algumas horas em determinada região, enquanto outras trabalham com uma programação muito bem estruturada, diminuindo a necessidade de grandes estoques em seus clientes.

Agregação de valor ao serviço

Isso é fantástico, pois se o seu cliente sabe que pode contar com a entrega e reduz o imobilizado em estoque, com o seu apoio pode investir mais no crescimento. Como consequência, vai comprar mais. Ou seja, a eficiência da roteirização causa um efeito “bola de neve” na cadeia produtiva, fortalecendo alianças e promovendo alto crescimento.

Diminuição de desperdícios

Uma boa roteirização diminui em muito os desperdícios causados por erros e com a ajuda que oferece para a programação e estruturação do roteiro, evita rupturas de estoque e outros problemas pontuais.No referente aos desperdícios, eles decorrem, principalmente, de percursos mais longos e desvios de rota desnecessários — falhas facilmente eliminadas com a roteirização.

Economia de gastos

Além dos desperdícios causados por falhas diversas, a roteirização também tem um efeito na diminuição da representatividade dos gastos, uma vez que otimiza os recursos empregados, diminui despesas com combustíveis e aumenta a produtividade, com percursos mais curtos e melhor dimensionamento de cargas e veículos.

Agilidade

Ao favorecer a logística e aproveitar melhor os recursos, a roteirização também acelera os processos e diminui os prazos, o que é ótimo para a satisfação dos clientes e diminuição dos custos para todos os integrantes da cadeia. Se as mercadorias circulam com maior rapidez, o dinheiro acompanha o mesmo ritmo, melhorando o fluxo de caixa e aumentando as oportunidades de novos negócios.

Eficiência

A partir do momento em que os processos de roteirização são rearranjados, a eficiência aumenta ao ponto de interferir diretamente na melhoria da satisfação e do relacionamento com os clientes. A parte de qualquer lucro objetivo, essa melhoria de qualidade do serviço aumenta a confiança em relação à sua marca, fortalecendo parcerias e promovendo sinergia com os seus clientes, o que contribui para o sucesso de todos.

Como buscar a excelência na roteirização de entregas?

Atualmente, o processo de roteirização pode ser feito de modo cada vez mais automatizado e compartilhado, graças aos recursos das plataformas e sistemas em nuvem. Desde o desenvolvimento dos primeiros sistemas ERP, a integração entre os departamentos da empresa sempre foi importante para otimizar os processos, diminuir o retrabalho e os erros, o que, com a modernização da tecnologia empregada, se expande para toda a cadeia produtiva.

É desse ponto de vista que você precisa pensar a roteirização moderna. Ela deve dar suporte para um fluxo de entregas muito mais dinâmico, no qual o próprio cliente pode fazer pedidos por meio de aplicações especialmente desenvolvidas para o autoatendimento. Além de tudo, esse tipo de solução permite um foco mais estratégico da equipe, que passa mais tempo dedicada a entregar um serviço com mais valor agregado — como o que descrevemos no início deste post.

Ferramentas de geolocalização também são fundamentais e sistemas inteligentes oferecem dados e análises que otimizam ainda mais as entregas. Com alta capacidade de processamento, os sistemas modernos ajudam a definir roteiros mais baratos, rápidos e dinâmicos.

Em meio a todas essas possibilidades, ainda passamos por uma transformação digital intensa, que foi acelerada em razão da pandemia. Muitos clientes com alguma resistência em usar um App para fazer um pedido, por exemplo, agora preferem aderi-lo como forma de se protegerem. Ao utilizar essas ferramentas, eles observam o quão boas elas são, adquirem confiança e se habituam rapidamente.

Para garantir uma roteirização racionalizada, ágil e de baixo custo, o primeiro passo é formar uma estrutura tecnológica de base, desde o sistema de gestão. É apenas com dados detalhados, capacidade de integração e segurança da informação, que as empresas podem enfrentar os desafios de roteirização presentes e futuros.

Como a Ion contribui para a roteirização?

Agora que a importância das ferramentas de gestão para a roteirização está clara, podemos relacionar as contribuições das soluções da Ion para a roteirização. Antes de tudo, o processo de definição e organização das rotas começa muito antes da entrega, no cadastramento e planejamento da equipe comercial. Se o time não seguir uma lógica cronológica no momento do pedido e nos prazos de entrega, os indicadores de desempenho logístico serão comprometidos, na tentativa de corrigir as falhas.

Eventualmente, pode ocorrer uma necessidade emergencial de um cliente, exigindo a determinação de uma política para esses casos. Contudo, nos referimos à programação rotineira de pedidos. Se um vendedor se compromete com entregas em datas e regiões fora da programação, seja por erro no planejamento, seja por falta de orientação, seja por engano, os problemas aparecerão no momento da entrega.

Com o sistema da Ion as rotas são definidas e planejadas desde a execução da venda, facilitando a roteirização. Além disso, elas podem ser monitoradas em tempo real. A pronta entrega também é otimizada com sistemas de pagamento e emissão de notas no caminhão e várias outras funcionalidades. Todos esses recursos são aplicados de modo integrado com sistemas auxiliares, permitindo uma roteirização automatizada e altamente funcional.

Para concluir, considere que as tecnologias empregadas na roteirização de entregas têm alto nível de retorno de investimento. Os ganhos mais concretos e objetivos, como economia com combustível e diminuição de prazos, são suficientes para cobrir os gastos rapidamente. Por isso, essa não é uma avaliação a ser deixada para depois.

Então, dê o próximo passo agora mesmo. Entre em contato para que nossa equipe possa te ajudar com os detalhes.

ION SISTEMAS