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Sistema de força de vendas

Quais os pontos essenciais de um sistema de força de vendas?

Toda empresa que trabalhe com vendas no atacado precisa estar atento a como esses processos são realizados. Afinal, isso importa não só para conseguir potencializar o número de conversões mas, também, para que isso seja feito de forma a garantir uma melhora nos números com o mínimo de despesa possível.

Um sistema de força de vendas, assim, tem o papel fundamental de conseguir otimizar os processos nesse setor, bem como fornecer dados e subsídios para que outros setores possam realizar suas tarefas com maior excelência. Portanto, é fundamental saber identificar quais são os pontos essenciais que devem ser observados ao escolher uma solução para sua empresa. Vamos mostrar os principais deles neste artigo. Boa leitura.

Integração com sistema ERP e demais módulos

É fundamental que o seu software de força de vendas possua uma integração com o sistema ERP do seu negócio e demais módulos atuantes. Afinal, cada vez mais as organizações implementam soluções com o objetivo de tornar os diversos setores mais integrados, permitindo trocas e fluxos de dados de forma mais eficiente, algo fundamental, principalmente, para realização de análises de dados de vendas.

Os dados gerados pelo sistema de força de vendas serão extremamente úteis para as demais áreas. Por exemplo, o marketing e finanças depende diretamente das informações ali pertencentes para suas áreas e é fundamental que elas estejam disponíveis de forma rápida, garantindo que os gestores possam trabalhar com dados atualizados, sem gargalo para a sua obtenção.

Importância da integração com cloud computing

O cloud computing é o futuro das empresas. Atualmente, é praticamente impossível pensar em um negócio que não o implementou, tal como pensar em uma empresa que atue completamente offline, sem qualquer tipo de conexão à rede – essa, inclusive, era uma previsão do Gartner para o ano de 2020.

Por isso, sua ferramenta precisa ter integração com a nuvem. Alguns dos principais motivos são:

  • backup de informações;
  • possibilidade de uso de recursos da nuvem para rodar o sistema;
  • proteção dos dados do sistema de força de vendas, entre outros.

Acesso remoto ao sistema

A possibilidade de acesso remoto é algo cada vez mais indispensável para todos os tipos de soluções, e, para vendas, não é diferente. Afinal, muitas vezes, as equipes de vendas atuam viajando, a fim de captar clientes em outras localidades e, portanto, é fundamental poder acessar o sistema a distância.

Com isso, os colaboradores conseguem atuar de forma a atualizar os dados existentes, realizar suas atividades e minimizar riscos de atrasos e erros ao mexer nos bancos de dados, permitindo que as informações sejam sempre atualizadas em tempo real. Os gestores, presentes no escritório, terão maior controle sobre as ações realizadas e saberão as medidas a serem adotadas. Isso é bom e prático para o negócio.

Configuração de lembretes

A funcionalidade de lembrete é importante para realizar um melhor controle da gestão interna e garantir uma melhor comunicação entre os times e, também, com os clientes. Por exemplo, um colaborador do time de vendas precisa entrar em contato com um certo prospect, em um dado dia e horário – algo importante para estratégias de follow-up, algo fundamental para a fidelização dos clientes para o negócio.

Por meio da funcionalidade de lembretes, o sistema avisará esse determinado colaborador ou ao time, de forma que a ação não será esquecida. Isso pode ser feito para os mais diferentes compromissos dos setores de vendas.

Funil de vendas completo

O sistema precisa ter soluções focadas para cada etapa do funil de vendas. Isso porque essa estratégia representa cada uma das etapas do consumidor, desde o descobrimento do seu negócio até a conversão de fato e o processo de fidelização. Para cada uma dessas etapas, é fundamental que tanto marketing quanto vendas consigam atuar, de forma sinergética, a fim de que essa condução seja bem realizada.

O sistema, assim, precisa ter uma disposição clara para cada etapa do funil, acompanhando como o usuário se transforma em lead, lead qualificado e, posteriormente, em cliente de fato. Dessa forma, é possível visualizar os contatos e identificar quando essas pessoas estão prontas, de fato, para uma oferta, ou quando ainda precisam ser nutridas com conteúdos informativos por parte do marketing.

Por isso, a plataforma precisa, também, trabalhar essas etapas do funil de forma integrada entre esses dois setores, a fim de manter as estratégias funcionando adequadamente.

Centralização do cadastro de clientes

Os dados dos clientes devem estar centralizados em um único datacenter em sua solução de força de vendas. Isso permite uma maior facilidade para que os gestores e vendedores consigam articular suas ações no dia a dia.

Além disso, é fundamental garantir formas de gerar uma atualização do banco de dados que seja, de fato, eficiente, principalmente com as atualizações remotas feitas pelos colaboradores que possam estar em outras cidades. Isso evita duplicações de cadastros, que podem gerar processos de gargalos no dia a dia e complicar as ações de prospecção por parte dos vendedores.

Mitigação de riscos

Além de tudo que falamos, é fundamental que um sistema de força de vendas também tenha formas de mitigar riscos nas atividades do setor de vendas. Vamos mostrar alguns pontos que precisam estar presentes nas soluções.

Atualização constante

O sistema deve permitir atualizações constantes, não só sobre o banco de dados, permitindo que as informações inseridas já sejam computadas e analisadas no sistema, mas também sobre a atualização do próprio sistema.

Assim, é possível incluir novas funcionalidades importantes, bem como minimizar o risco de vulnerabilidades que possam colocar a segurança das informações em xeque.

Suporte ao cliente

A empresa responsável pela solução precisa mitigar riscos, também, oferecendo um suporte impecável para o cliente. Assim, em caso de problemas, ela deverá dar todo o respaldo necessário para a resolução da questão, garantindo o funcionamento adequado e disponibilidade das informações. Imagine, por exemplo, passar 24 horas sem acesso ao sistema? Serão diversos prejuízos, não é mesmo? Por isso, avalie a capacidade de a empresa prestadora do serviço resolver as questões necessárias para o seu negócio.

Monitoramento dos resultados

Para mitigar riscos, é fundamental que a solução de força de vendas permita a você avaliar quais são os resultados encontrados. Se a solução não permite a geração de gráficos ou relatórios, sua empresa poderá demorar para identificar algumas questões importantes de intervenção para melhorar os resultados de vendas continuamente, de forma proativa.

Saber identificar quais os pontos essenciais em um sistema de força de vendas é fundamental para realizar escolhas adequadas para a sua empresa e, assim, garantir não só um aumento de vendas de forma quantitativa, mas tornar esses processos melhores, de forma qualitativa.

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