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5 dicas essenciais para melhorar relacionamento com os clientes

Os tempos mudaram. Cada vez mais é necessário saber como encantar o seu público, que está no centro do processo de organização e crescimento da empresa no mercado. Por isso, é fundamental saber como tornar a experiência do cliente impecável.

Também é possível, dessa forma, conseguir se destacar dos concorrentes, gerando diferenciais competitivos que transformem seu negócio na primeira opção do seu público sempre, aumentando sua margem de lucro.

Neste post, mostraremos 5 dicas essenciais para um melhor relacionamento com o cliente. Boa leitura!

A importância de investir em um melhor relacionamento com o cliente

O relacionamento é cada vez mais central na estrutura empresarial entre cliente e empresa. Com o foco se tornando cada vez mais o seu público, é fundamental que a organização se dedique a obter a confiança, o afeto e a consideração do cliente em busca de fidelização.

Encare como se o seu negócio fosse uma pessoa de fato. O cliente jamais falará bem de você com outro amigo ou colega se não tiver uma boa relação contigo. Ele não contará com você nos momentos em que tiver um problema ou que precisar de uma ajuda específica. Essa relação de confiança é construída no dia a dia, a partir de empatia e da construção dessa troca relacional.

Construir um relacionamento positivo com o cliente ao longo do tempo é difícil e demanda tempo e esforço — da mesma forma que se torna muito fácil rompê-lo com uma simples ação ruim. Por isso, é fundamental que a organização invista neste aspecto de forma estratégica, para evitar perdas de oportunidade ao longo do tempo.

5 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente

Para conseguir ter uma melhora estratégica de relacionamento com seu público, é fundamental compreender a importância de elaborar um planejamento, com passo-a-passo do que deve ser feito. Para isso, siga algumas das dicas que traremos a seguir.

1. Realize um atendimento empático

Empatia é a palavra-chave do momento e não é à toa. Cada vez mais o público necessita — e exige — que as empresas tenham um comportamento empático em seu dia-a-dia. Sem isso, dificilmente a pessoa se sente à vontade para a resolução de uma dúvida ou problema e poderá abandonar o seu negócio para lidar com outro concorrente.

Algumas técnicas podem ser úteis neste processo, tais como:

  • trate o seu público como gostaria de ser tratado em todas as esferas da sua vida pessoal e profissional;
  • aplique o rapport (técnica de venda com o objetivo de criar uma relação de confiança com o cliente, com expressões corporais leves, tratá-lo pelo nome, observar a linguagem corporal da pessoa, entre outros);
  • aplique técnica do espelhamento, em busca de sintonia com seu potencial cliente;
  • use gatilhos mentais e neurovendas;
  • preveja quais são as ações e condutas do seu cliente, se antecipando situação a situação.

2. Estude o comportamento do cliente

Como seu cliente age no processo de compra? Cada segmento terá uma resposta diferente para essa pergunta. Em alguns, a pessoa já sai de casa com a decisão tomada e dificilmente mudará de ideia. Em outros, ela visitará diversos lugares, avaliando preços e condições. Ainda há os casos de quem é mais imediatista.

Há o comportamento cauteloso, ou seja, o cliente precisa saber todos os dados antes de realizar a compra. Outros são mais independentes e impulsivos.

Compreender todas essas questões facilita para que a equipe de vendas saiba como agir adequadamente e consiga gerar um bom sentimento para o público visitante.

3. Desenvolva serviços agregados

A venda apenas não é o objetivo final do negócio que tenha como meta criar um melhor relacionamento com o cliente. Ela quer reter, fidelizar a pessoa, gerar uma experiência única para ela.

Uma das formas para isso é por meio do desenvolvimento de serviços agregados — dizem respeito a uma série de vantagens e benefícios que vão além da compra inicial.

Um exemplo comum é oferecer garantia estendida na compra de eletrodomésticos. É importante considerar que isso gera valor para seu produto. Porém, deve ser oferecido de acordo com a demanda do cliente. Não adianta, por exemplo, oferecer um serviço agregado que não é do interesse dele.

4. Invista em marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é fundamental para estabelecer uma relação confiável entre as partes, principalmente para que a organização possa coletar informações e dados que serão úteis para compreender as demandas e necessidades do seu target.

Por exemplo, uma gestão de redes sociais orientada para o marketing de relacionamento incentivará os clientes a falarem mais sobre o que desejam, o que esperam da empresa e, até mesmo, a compartilhar experiências ruins, para que possam saber de que forma atuar para conseguir melhores resultados.

5. Escute o feedback do seu cliente

Voltemos ao exemplo dos relacionamentos interpessoais: como você espera que algo possa dar certo se não ouvir o que a pessoa tem a oferecer em retorno? Por exemplo, se o seu(sua) parceiro(a) não está satisfeito com algo na relação e você se recusa a ouvir, as chances de fracasso são maiores.

O mesmo ocorre com seus clientes. Se não se destinar a ouvir o feedback do seu público, não conseguirá fazer as mudanças necessárias para conquistar a atenção e confiança deles. Então, dedique uma área do seu negócio para coletar e analisar as informações de retorno sobre o seu negócio.

O uso da tecnologia para auxiliar no melhor relacionamento com o cliente

Para todas as dicas que oferecemos anteriormente, é fundamental contar com o apoio tecnológico para ter sucesso em suas estratégias para impulsionar uma melhor relação com o cliente.

Softwares específicos podem ser utilizados para coletar, analisar e obter melhores resultados. Com essas informações, é possível identificar qual é o perfil do seu público, quais são as suas tendências de compra, a forma como interage com a empresa, entre outros pontos fundamentais que auxiliam a sua loja neste aspecto, bem como potencializa o Data Driven.

Um bom relacionamento com o cliente é fundamental para que a sua empresa consiga cativar os clientes a longo prazo e consiga fidelizá-los. Além disso, pessoas que sentem afinidade e empatia pelo seu negócio poderão indicá-lo para amigos e colegas, aumentando a carteira de público.

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