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6 ferramentas de automação de processos para otimizar sua XaaS [ionsistemas]

6 ferramentas de automação de processos para otimizar sua XaaS

Se você acompanha as nossas comunicações, já deve saber como a XaaS está revolucionando o mercado B2B.

Mas, caso ainda não tenha tido a oportunidade de compreender este conceito e qual sua importância para o futuro dos negócios, não se preocupe. Vamos retomar brevemente a ideia para você aqui.

XaaS é a sigla utilizada para expressar o que chamamos Anything as a Service ou Everything as a Service. Em outras palavras, “tudo como serviço”.

E o que é esse “tudo”? Bem, estamos falando de softwares, hardwares, plataformas de armazenamento e gestão de dados, prestação de serviços dos mais variados tipos.

Todas essas soluções têm como objetivo central oferecer maior eficiência e eficácia aos seus processos, de modo que a experiência dos seus clientes e usuários seja cada dia melhor.

Mas que tecnologias estão compreendidas no conceito de XaaS? E quais são as ferramentas de automação de processos que você precisa para dar aquele up nos seus resultados?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!

Automatizar para quê?

Antes de listarmos as tecnologias que não podem faltar no seu planejamento de automação de processos, convém explicarmos o porquê de automatizar fluxos de trabalho.

Com a crescente demanda da sociedade por produtos e serviços personalizados, fica difícil oferecer soluções sob medida sem ter o suporte de tecnologias que acelerem aquelas tarefas mais burocráticas e demoradas.

É nesse contexto que as ferramentas de automação de processos entram como aliadas, substituindo o trabalho manual, repetitivo e de pouco valor agregado dos seus colaboradores.

Enquanto as tecnologias fazem aquilo que ninguém quer fazer, seu time pode se dedicar a atividades mais estratégicas e de relacionamento, que nenhuma máquina pode substituir.

Além de abrir espaço para que a criatividade e inovação da sua equipe brilhem, a automação de processos também contribui para a redução de custos operacionais.

Isso porque processos bem estruturados evitam falhas e perda de dados, bem como mais transparência e segurança com relação às operações da sua empresa.

Com isso, sua empresa ganha tração para superar os desafios que se apresentam e fazer a diferença no mercado.

Ferramentas de automação de processos indispensáveis para otimizar sua XaaS

Confira as tecnologias que não podem faltar no seu tech stack:

Automação de marketing

Hoje em dia, é praticamente impossível pensar em marketing sem falar de marketing digital. E quando falamos em ambiente digital, não podemos deixar de lado a automação de marketing.

Plataformas de automação de marketing contribuem para escalar o processo de captação e qualificação de leads. Também facilitam a segmentação de públicos e mensagens, tornando a comunicação da sua empresa mais efetiva.

Outro ponto favorável da automação de processos de marketing é a capacidade de análise do perfil comportamental de cada contato, o que permite maior personalização de ofertas de produtos e serviços.

Automação de atendimento ao cliente

Quando o marketing escala o volume de leads captados, você precisa estar pronto para fazer o atendimento dessas pessoas de forma rápida e efetiva.

É aqui que entra a automação de atendimento ao cliente, com chatbots e plataformas munidas de programação de linguagem natural para oferecer o melhor serviço de atendimento no menor tempo possível.

Essa automação pode começar com o atendimento de um assistente virtual, que vai direcionando o cliente em sua jornada de aprendizado mediante a apresentação de conteúdos e opções de auto-atendimento.

Quando o chatbot chega ao seu limite, ele pode passar a bola para um consultor de vendas, poupando tempo e recursos da sua organização.

Automação de processos de negócios

Também conhecida como BPA (Business Process Automation), a automação de processos de negócios consiste em um conjunto de ferramentas que têm por objetivo otimizar os fluxos de trabalho de diversos setores da organização.

A BPA é uma solução mais complexa do que as anteriores porque visa a integração dos setores da organização, conectando fluxos de informação e trabalho para uma maior produtividade e eficiência.

Esse tipo de tecnologia é fundamental quando você observa que seus colaboradores gastam muito tempo em tarefas manuais ou quando a taxa de erros é bastante elevada, por exemplo.

Automação de relatórios

Tomar decisões baseadas em dados é essencial para quem quer reduzir riscos e potencializar resultados. Mas, para isso, você precisa de ferramentas que automatizem a geração de relatórios.

Assim, sempre que precisar, você terá acesso aos melhores insights de negócios para tomar decisões com mais segurança e assertividade.

Além disso, sua empresa passa a ter mais transparência nos resultados, contribuindo para aumentar a credibilidade da marca junto a fornecedores, clientes, sócios e acionistas.

Automação de pagamentos

Em tempos de vendas online, também não podemos abrir mão da automação de processos de pagamentos.

Esse tipo de solução poupa tempo e também oferece mais facilidades para os seus clientes, por meio de opções de pagamento mais flexíveis e alinhadas com as demandas do mercado.

As plataformas de pagamento também contribuem para a redução da inadimplência e para o compliance do seu setor financeiro, já que oferecem relatórios detalhados sobre todas as transações.

Automação da força de vendas

Plataformas de automação da força de vendas podem ser integradas a CRMs – Customer Relationship Management, ERPs – Enterprise Resource Planning e ferramentas de automação de marketing para potencializar as operações de vendas.

Esse tipo de tecnologia facilita a automação de processos como envio de pedidos, faturamento, expedição de produtos, entre outros, acelerando a produtividade do time de vendas.

Assim, o tempo entre a compra e o recebimento das mercadorias se torna menor, o que eleva o nível de satisfação dos clientes.

Além disso, a automação desses processos contribui para a redução de falhas e trabalhos manuais e repetitivos, o que se reflete em um time de vendas mais focado no relacionamento.

Quer automatizar e não sabe por onde começar? Entre em contato com nossos consultores e descubra todo o potencial da automação de processos!

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