
Como a tecnologia pode alavancar seus resultados no atacado e distribuição?
A tecnologia vem despontando como um motor de propulsão para os negócios no atacado e distribuição.
Com a integração de ponta a ponta, é possível analisar dados em tempo real, rastrear pedidos, fazer previsões de demanda e tomar decisões mais conscientes em qualquer nível do negócio — do estratégico ao operacional.
Mas para colher os benefícios que a tecnologia traz, é indispensável conhecer a fundo seu negócio e encontrar as ferramentas que têm potencial para alavancar suas vendas de forma simples, eficaz e, principalmente, direcionada ao seu segmento.
Continue a leitura e entenda como a tecnologia pode alavancar resultados no atacado e distribuição!
Automação de processos
O benefício mais básico da tecnologia no atacado e distribuição é a automação de processos, ou seja, colocar seus processos para rodarem de forma automática e com o mínimo de intervenção humana possível.
Isso permite funcionar 24/7, atendendo clientes a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, é possível processar pedidos ao longo da madrugada e agilizar tarefas para que a sua equipe entre apenas com o que for necessário para fechar cada pedido e enviá-lo para os compradores.
A automação de processos é cada dia mais vital para a sobrevivência do atacado e distribuição porque traz maior acuracidade na gestão de estoques, reduz erros de inventário e oferece uma visão de 360 graus em relação ao que acontece em cada etapa do processo.
Previsão de demandas
A previsão de demandas é essencial para escalar os resultados de forma gradativa e sustentável, preparando toda a empresa para os períodos de sazonalidade.
Baseada em Inteligência Artificial, a previsão de demandas se torna uma grande aliada do planejamento estratégico no atacado e distribuição, contribuindo para redução de custos e desperdício de mercadorias.
Ela também favorece o planejamento de recursos humanos, bem como dá suporte às metas de vendas. Desse modo, a previsão de demandas é indispensável para quem almeja crescer e competir em um mercado cada vez mais dinâmico e dependente de tecnologias.
Gestão de armazéns
Um dos maiores desafios dos distribuidores e atacadistas é fazer uma boa gestão de armazéns, de modo a torná-los cada vez mais eficientes.
Aqui, a tecnologia entra como importante aliada na otimização de processos, facilitando a gestão de estoques, a separação e expedição de pedidos. Além disso, ela melhora a eficiência na coleta de mercadorias, na logística reversa e no cumprimento de prazos de entrega.
Todos esses serviços impactam diretamente na satisfação dos compradores, sendo assim, são essenciais para garantir a retenção de clientes e o aumento do lifetime value de cada um.
Análise prescritiva
Mais do que prever demandas, a IA pode contribuir para oferecer insights acionáveis e em tempo real, a partir de dados coletados em diversas fontes.
Assim, o atacadista tem a possibilidade de antever oportunidades e mitigar riscos ligados ao negócio, aumentando sua resiliência diante das variações do mercado, como preços, impostos ou entrada de concorrentes.
Segurança cibernética
A tecnologia possibilitou que as empresas de atacado e distribuição pudessem operar online. Contudo, também trouxe riscos de ataques cibernéticos, violação de dados e vazamento de informações sensíveis.
Diante desse desafio, também é necessário zelar pela segurança online, aplicando as melhores ferramentas tecnológicas para evitar quaisquer danos à sua operação.
Dessa forma, é possível escalar suas operações sem receio de perder o controle sobre os dados gerados ou ser vítima de golpes, fraudes ou violações.
Software as a Service
Outra grande alavanca tecnológica indispensável para empresas de atacado e distribuição são os Softwares as a Service ou softwares como serviço.
Esse tipo de tecnologia permite escalar suas operações de acordo com a sua demanda, além de integrar-se facilmente a outras tecnologias já incorporadas pelo seu negócio.
Fáceis de serem implementados, os softwares como serviço se ajustam às suas necessidades e ainda permitem uma combinação gigantesca de tecnologias para aprimorar sua análise de dados e conectar sua operação de ponta a ponta.
Até mesmo times de vendas externos podem se manter em contato constante com a sua empresa, enviando dados e consultando informações em tempo real.
Desse modo, você ganha em eficiência e produtividade, além de reduzir custos com deslocamentos.
Aumento dos canais de vendas
Já falamos algumas vezes sobre a importância de se tornar omnichannel no atacado e distribuição. E aqui, a tecnologia cumpre um papel determinante.
Ela é capaz de integrar canais de vendas on e offline, munir seu time de inbound e outbound sales de informações estratégicas e ainda conformar uma importante linha de frente no atendimento ao consumidor, por meio dos chatbots.
Coletando insights a partir do comportamento dos consumidores B2B, a IA pode compreender melhor quais são os produtos mais buscados, os horários de maior demanda e até mesmo sugerir produtos relacionados sem que seu time de vendas precise intervir no processo.
Assim, seu atacado e distribuição ganha a capacidade de escalar sua visibilidade e suas vendas de uma maneira jamais experimentada antes.
Experiência do cliente
Um dos fatores fundamentais para o sucesso do atacado e distribuição é, sem dúvida, a experiência do cliente.
Conforme o comprador B2B se sente seguro e atendido em suas necessidades junto a um fornecedor, menor é a chance de ficar buscando outras empresas só pelo preço. Portanto, investir na experiência do cliente é vital para o seu negócio. E a tecnologia tem muito a contribuir neste campo.
Do autoatendimento ao acompanhamento de pedidos, passando por uma experiência de navegação amigável no seu e-commerce, tudo isso contribui para a fidelização dos seus clientes e pode ser suprido pelas tecnologias certas.
Existem muitas formas pelas quais a tecnologia pode alavancar os resultados da sua empresa. Mas o mais importante é saber quem está ao seu lado para prover o seu atacado e distribuição com as melhores.
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