Como construir um horizonte de inovação no atacado e distribuição?
Inovar é a capacidade de se transformar continuamente, em um processo ininterrupto de melhorias que levam a resultados mais expressivos. Nesse sentido, a inovação pode abarcar desde a concepção de novas soluções até o aprimoramento de coisas já existentes.
Essa habilidade de se reinventar é fundamental para a manutenção da competitividade no mercado, haja vista a dinâmica cada vez mais acirrada entre empresas do setor de atacado e distribuição.
Contudo, o que os dados mostram é que ainda há um medo bastante presente quando o assunto é sair da zona de conforto e buscar novas formas de agir no mercado.
De acordo com a McKinsey, 85% dos executivos assumem que o medo impede de dar passos concretos rumo à inovação. Além disso, 90% das empresas sequer se esforça para vencer esta barreira.
Entre os motivos que mais impedem as empresas de construírem um horizonte de inovação estão o medo das críticas, o medo da incerteza e o medo de que haja impactos negativos na carreira dos executivos.
Tudo isso resulta em uma grande dificuldade de assumir a liderança do mercado e oferecer novas soluções para os clientes finais.
Também cria uma espécie de zona de lugar comum, na qual todos os grandes players oferecem as mesmas coisas, sem grandes destaques. Dessa forma, a competição passa a ser por preços mais atrativos, o que nem sempre é levado em consideração ou valorizado pelos clientes.
Pensando nisso, hoje vamos te ajudar a destravar a sua capacidade de se reinventar e construir um horizonte de inovação no seu atacado e distribuição. Vamos em frente?
O que é um horizonte de inovação?
O modelo de três horizontes de inovação é uma framework de crescimento de negócios desenvolvida pela McKinsey para ajudar empresas consolidadas no mercado a continuar crescendo em um cenário de perda de tração.
Essa ideia surgiu a partir da constatação de que empresas que já possuem uma trajetória no mercado tendem a chegar a um ponto de inércia, experimentando um crescimento decrescente com o passar do tempo.
Para enfrentar tal situação, chegou-se a um modelo com três horizontes possíveis.
O primeiro consiste em identificar os produtos que são o carro-chefe da empresa, que trazem maior lucratividade para os negócios.
No segundo cenário, são identificadas oportunidades emergentes, como novas dinâmicas mercadológicas ou produtos inovadores que podem tracionar os resultados financeiros, mas que podem exigir investimentos consideráveis para alcançar esses resultados.
Já o terceiro horizonte corresponde a uma visão de longo prazo, como internacionalização dos negócios ou diversificação da área de atuação da empresa.
É importante ter em mente que aplicar essa framework não significa trabalhar esses três horizontes de forma separada ou distantes no tempo. Pelo contrário, a ideia é ter em mente o que se pode fazer no curto, médio e longo prazo e atuar de maneira proativa.
Para que você tenha uma visão mais completa do que cada um destes cenários abarca, vamos explorá-los em mais detalhes.
Horizonte 1: inovando sua estrutura atual
O horizonte 1 é aquele que está mais próximo da concretização e que é capaz de gerar resultados palpáveis em um curto espaço de tempo. Nesse sentido, ele compreende melhorias incrementais na infraestrutura que você já tem.
Aqui, entram questões como inovação no atendimento ao cliente por meio de tecnologias como inteligência artificial, por exemplo. Também pode significar aprimorar sua capacidade de distribuição e entrega com a otimização da sua cadeia de suprimentos.
Horizonte 2: conquistando diferencial competitivo
No horizonte 2, as melhorias estão atreladas à diferenciação da concorrência, seja pela adoção de novas tecnologias ou modelos de negócios.
Geralmente, esse tipo de inovação é concebido a partir de benchmarking com empresas de outros setores e insights coletados e adaptados para o seu nicho de atuação.
Aqui, você pode considerar questões como automatização de gestão de estoques por meio de IoT, análise de dados comportamentais dos seus clientes para ofertas customizadas e até mesmo atendimento hiperpersonalizado, com base no histórico de relacionamento.
Horizonte 3: quebrando paradigmas mercadológicos
A terceira etapa do modelo de horizonte de inovação é aquela em que você cria soluções disruptivas para o seu segmento, diferenciando-se de forma única dos seus concorrentes.
Essas mudanças podem estar vinculadas ao desenvolvimento de novas formas de comercialização de produtos, experiências imersivas em e-commerces movidos a realidade aumentada e novas formas de pagamento, como blockchain, por exemplo.
No horizonte 3, a ideia é quebrar paradigmas, tornando sua marca única no mercado e reconhecida por sua capacidade de inovação e liderança transformacional.
Construindo valor no tempo
O modelo de horizonte de inovação é uma forma segura e bastante flexível para construir valor ao longo do tempo. Isso porque ele ajuda a preencher lacunas, identificar oportunidades e pensar no futuro de maneira proativa.
Essa framework também contribui para o compartilhamento de propósito dentro da organização, mostrando o futuro que a empresa deseja construir e como cada pessoa pode fazer parte disso.
Além disso, com um dashboard inteligente, que mostre o caminho que o seu atacado e distribuição está trilhando, fica mais fácil manter o curso rumo aos seus objetivos estratégicos.
Colocando os três horizontes de inovação em prática
O primeiro passo para criar a sua framework é desenhar o horizonte 1. Faça um levantamento dos principais produtos que mantêm seu atacado e distribuição a pleno vapor. Entenda como cada um deles gera valor para os seus clientes e para a sua própria empresa.
Em seguida, imagine um cenário no qual tudo isso que mantém sua empresa viva já não exista ou não seja capaz de gerar mais valor. O que você faria?
A resposta a essa pergunta é o início da delineação do horizonte 3, isto é, uma completa reformulação de como seu negócio atua no mercado, mas considerando todo o seu aprendizado anterior.
O horizonte 2 é a ponte que conecta o horizonte 1 ao horizonte 3, ou seja, uma etapa intermediária na qual você está criando as condições para chegar a este novo mundo.
Aqui na ION Sistemas, investimos em tecnologia e inovação para que você saia do horizonte 1 para o horizonte 3 com mais agilidade, qualidade e segurança. Por isso, criamos tecnologias que são capazes de conectar o seu presente ao seu futuro por meio de transformações reais.
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