fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Como um sistema em nuvem pode reduzir custos no atacado e distribuição
Como um sistema em nuvem pode reduzir custos no atacado e distribuição [IONSISTEMAS}

Como um sistema em nuvem pode reduzir custos no atacado e distribuição

A computação em nuvem já é uma realidade na maioria das empresas e traz benefícios únicos tanto para a otimização de resultados quanto para a redução de custos.

Tanto é, que o mercado de cloud computing deve atingir 947,3 bilhões de dólares até 2026, evidenciando o sucesso deste segmento de mercado. Mas ele não está nem perto de estagnar por aí.

Apenas 60% dos dados empresariais são armazenados na nuvem, sendo que a nuvem pública é o serviço mais procurado.

Entre os modelos de entrega de serviços, lidera a Integração como Serviço (IaaS), já que ela é responsável por criar pontes entre outras modalidades, como o Software como Serviço (SaaS) e o Plataforma como Serviço (PaaS).

Como você pode ver, existe toda uma infraestrutura pronta e disponível para fazer a sua empresa crescer. Mas ela não faz apenas isso. Ela também contribui para reduzir custos e tornar sua empresa mais eficiente.

Continue a leitura para compreender melhor como um sistema em nuvem pode reduzir custos no atacado e distribuição!

Redução da infraestrutura física

A migração de sistemas legados para a nuvem tem um objetivo certeiro: reduzir a infraestrutura física e assim diminuir custos que pesam no seu orçamento.

É o caso de custos com servidores locais, infraestrutura de redes, sistemas de segurança próprios e atualização do seu tech stack, por exemplo.

O uso de sistemas em nuvem também contribui para a redução de custos com as licenças de softwares, já que você pode contratar apenas aquilo que efetivamente vai usar.

Menor custo com equipe de TI

Quando você faz uso de soluções internas, a demanda por manutenção de redes, suporte a usuários e outras tarefas se torna grande. Contudo, a utilização de sistemas em nuvem tem simplificado bastante esse tipo de serviço.

Você pode contar, por exemplo, com equipes de suporte da empresa contratada. Também não precisa se preocupar com atualizações de tecnologia e segurança, já que este tipo de upgrade é feito pelo fornecedor.

Despesa de capital reduzida (CapEx)

O investimento em infraestrutura tecnológica interna gera despesas de capital, que precisam ser avaliadas e planejadas, já que todo o custo se torna responsabilidade da sua empresa.

Já com a contratação de sistemas em nuvem, você tem uma mudança de CapEx para OpEx, isto é, de despesas de capital para despesas operacionais. E isso envolve muito menos recursos.

Se você lembrar de como era a contratação de tecnologias 20 anos atrás, vai recordar que era preciso comprar licenças de softwares, as quais eram caríssimas. Além disso, toda vez que você precisava de uma atualização, tinha que pagar um valor adicional para isso.

Com a ascensão do SaaS — Software as a Service, essa realidade mudou drasticamente, pois você contrata uma licença online e paga por ela por mês, até quando decida mudar de ferramenta.

Redução do tempo de inatividade

Você já parou para pensar quanto custa para sua empresa 15 minutos totalmente parada?

O tempo de inatividade é um fator de grande impacto na lucratividade de um atacado e distribuição. Nesse sentido, precisa ser reduzido ao máximo para que o seu negócio não seja impactado.

E uma das formas de fazer isso é contratando um sistema em nuvem, já que as empresas fornecedoras desse tipo de solução costumam hospedar seus sistemas em vários servidores, garantindo, assim, a disponibilidade da ferramenta 99% do tempo.

Dimensionamento correto de recursos

Um controle efetivo sobre o seu estoque, capacidade de carga em caminhões, número de viagens para entregas, tudo isso afeta a sua lucratividade. E pode ser melhor dimensionado com o uso de sistemas em nuvem.

Um bom sistema em nuvem de gestão de estoques permite que você monitore em tempo real a lotação do seu armazém e entenda como pode otimizar a infraestrutura.

Também contribui para a otimização de espaço em caminhões de entrega, na medida em que pode combinar o volume de caixas e pallets a serem colocados.

Além disso, um sistema em nuvem de gestão de rotas pode ajudar a reduzir despesas com combustíveis e depreciação de veículos com um melhor planejamento de trajetos.

Eliminação de redundâncias

Se você já está há mais tempo no mercado, deve lembrar das salas de servidores e da dor de cabeça que era quando um servidor decidia parar de funcionar.

Além de manter boa parte das pessoas parada por falta de acesso a softwares de ferramentas de trabalho, a manutenção de servidores sempre gerou custos altíssimos.

Essa realidade não se repete com o uso de sistemas em nuvem porque os servidores utilizados estão distribuídos em várias localidades e você pode acessar facilmente backups descentralizados, evitando, assim, a perda de dados e de produtividade.

Diminuição de falhas

Os sistemas em nuvem contribuem para a redução de falhas na medida em que podem ser integrados a outras soluções, evitando perda de dados e lançamentos manuais equivocados.

Dessa forma você evita prejuízos ligados a lançamentos errôneos nos pedidos, na contabilidade e no financeiro, por exemplo. Também consegue detectar mais facilmente qualquer desvio e assim corrigi-lo em tempo.

Redução no consumo de energia

Soluções locais, além de demandarem investimentos altos em servidores de qualidade, também geram custos de energia bastante elevados. Principalmente porque existe a necessidade de manter as salas de servidores refrigeradas, logo, o uso de equipamentos de ar-condicionado se torna uma obrigatoriedade.

Mas, quando você opta por um sistema em nuvem, esses custos deixam de existir no seu orçamento, já que passam a ser dos fornecedores de soluções.

Menor necessidade de treinamento

Sistemas baseados em nuvem trazem muitas facilidades, sendo que uma delas é o uso intuitivo. E, caso haja necessidade, as empresas fornecedoras de tais soluções costumam disponibilizar auto-treinamentos para agilizar a adaptação a tais soluções.

Nesse sentido, você também economiza na contratação de treinamentos técnicos para uso das ferramentas, mantendo seu orçamento de desenvolvimento de pessoas focado na aquisição de competências essenciais para o seu core business.

Esses são alguns dos benefícios dos sistemas em nuvem quanto à redução de custos para o atacado e distribuição. Para conhecer todas as vantagens de ter uma solução como esta, entre em contato com um de nossos consultores!

ION SISTEMAS