Contabilidade para distribuidoras: como aplicar para melhorar os resultados?
Você sabe o que é contabilidade para distribuidoras? Apesar de sua importância, alguns administradores acabam não dando a atenção que ela merece dentro do negócio.
Contudo, trata-se do serviço responsável por garantir que as obrigações fiscais estejam em dia, evitando problemas com o Fisco, além de ser uma ferramenta poderosa para auxiliar nas tomadas de decisões, por exemplo, previsão de gastos e lucros, investimento, contratação de funcionários e demais.
Quer entender melhor como funciona a contabilidade para distribuidoras e suas vantagens? Então, continue a sua leitura!
Previsibilidade de crescimento
É importante entender o que vai acontecer nas finanças das distribuidoras nos próximos períodos. Sendo assim, a contabilidade contribui para a execução do planejamento apropriado de cada passo financeiro que o negócio tomar.
Com esse cuidado, além do estabelecimento conseguir alcançar seus objetivos e metas de forma mais efetiva, também consegue aumentar a sua credibilidade no mercado, fazendo com que consiga um lugar de destaque entre a concorrência.
Elaboração do planejamento tributário
A legislação tributária brasileira é muito complexa, abrangendo vários impostos a serem pagos e obrigações acessórias a serem cumpridas, que vão variar de acordo com o regime tributário escolhido pela empresa.
Dessa forma, o planejamento tributário é usado como um meio lícito, previsto na lei, para otimizar o pagamento de impostos.
Para isso, é preciso contar com uma contabilidade qualificada, que vai analisar as características do negócio, históricos financeiros, demonstrações de resultados e demais fatores e, dessa forma, encontrar medidas para evitar ou minimizar a incidência de algum imposto, bem como adiar o ônus tributário.
Uso de indicadores para tomada de decisões
Os indicadores contábeis devem ser vistos como grandes aliados no gerenciamento da distribuidora, levando em conta que permitem a análise financeira do negócio, disponibilizando uma visão mais abrangente dos processos da empresa. Por meio do acompanhamento e da análise desses dados, fica mais simples identificar falhas e oportunidades para elaborar estratégias assertivas e solucionar eventuais gargalos.
É importante ter em mente que o mercado é muito dinâmico e está sujeito a muitas variações. Por isso, é importante ter esse conhecimento detalhado do desempenho do negócio e, assim, mantê-lo sempre preparado e evitar surpresas desagradáveis.
Antecipação de problemas
A contabilidade para distribuidora viabiliza ao gestor a detecção antecipada de falhas e problemas de análises de números e dados. Com isso, é possível tomar boas decisões mesmo se ocorrer algum gasto que não esteja previsto no planejamento, já que você terá em mão a antecipação de valores futuros.
Além disso, a distribuidora estará preparada para continuar seus processos mesmo em momentos de crise, já que a contabilidade terá realizado o gerenciamento de custos e despesas, alinhando os lucros para que o orçamento fique sempre no azul.
Cálculo da margem de lucro
Entender a margem de lucro da distribuidora é outro aspecto relevante. Apesar de o cálculo não ser tão simples assim, com a ajuda de um profissional capacitado, é possível ter em mãos números precisos. Nesse caso, é necessário entender os conceitos de lucro bruto e lucro líquido, sendo:
- lucro bruto: trata-se do montante da receita total subtraído do valor das mercadorias;
- lucro líquido: é representando pelo lucro bruto subtraído das despesas que o negócio apresenta.
Entre esses valores, é necessário mensurar a margem líquida e bruta dos lucros e, então, entender a situação real do estabelecimento para tomar as melhores decisões.
Pagamento das obrigações fiscais
Estar em dia com as exigências fiscais é indispensável para a distribuidora. Uma boa contabilidade estará sempre atualizada e atenta às alterações na norma, além de se encarregar de que todos os impostos sejam pagos e as obrigações acessórias sejam transmitidas dentro do prazo, evitando a aplicação de sanções por parte do Fisco, como as multas.
Previsão de lucro
A contabilidade consegue prever quanto a distribuidora vai lucrar em certos períodos. Isso facilita no momento de decidir sobre investimentos, redução de custos, contratação, fechamento de negócio e demais. Contar com dados fornecidos pela contabilidade é uma maneira confiável de prever as receitas.
Um erro comum que os gestores podem cometer é fazer a previsão levando em conta apenas os lucros do fluxo do mercado. A contabilidade consegue realizar um estudo completo avaliando todo o histórico da empresa, além de personalizar dados e números que vão servir de base para uma boa decisão.
Planejamento de despesas
Da mesma forma que prever os lucros é importante, planejar as despesas é necessário. Isso ocorre pelo fato de que esses números devem ser avaliados e estudados, possibilitando a identificação de erros e sua eliminação e impedindo que algum gargalo não encontrado possa impactar os resultados do negócio.
A contabilidade contribui para o entendimento dos meses que apresentaram valores mais elevados de despesas e suas causas. Por exemplo, impostos, estoque, mão de obra, folha de pagamento, entre outros. Com essa percepção, o gestor consegue gerenciar as despesas com mais exatidão, sem comprometer o capital de giro do estabelecimento.
Auxílio na obtenção de linhas de crédito
Ao emprestar dinheiro para as empresas, os bancos realizam uma análise detalhada para identificar se o negócio mantém as finanças organizadas e se ele conseguirá cumprir com o acordo a ser feito. Por esse motivo, contar com uma contabilidade eficiente é um fator positivo na hora de solicitar linhas de crédito e contar com as melhores condições.
É preciso ressaltar que o cenário econômico é muito incerto e cheio de surpresas, e pode acontecer da distribuidora precisar de capital a qualquer momento. Então, é necessário estar preparado.
Como você pode perceber, a contabilidade para distribuidoras é uma questão muito importante para o negócio, contribuindo diretamente para o seu pleno funcionamento. Dessa forma, é necessário contar com uma boa equipe, bem como utilizar os dados apresentados como base nas tomadas de decisões. Com esses cuidados, é possível criar uma trajetória mais correta para a empresa, alcançar objetivos, metas e melhorar os resultados.
Conseguiu esclarecer suas dúvidas a respeito da importância da contabilidade para distribuidora por meio deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário aqui e compartilhe com a gente a sua opinião e experiência a respeito do assunto!