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IA e machine learning no relacionamento com clientes corporativos [ionsistemas]

IA e machine learning no relacionamento com clientes corporativos

A inteligência artificial ganhou rapidamente status de indispensável nas organizações, sendo uma das principais responsáveis pela transformação digital e a cultura do data analytics.

Na esteira dessas inovações, veio o machine learning, ou aprendizado de máquina, uma nova camada de tecnologia que permite extrair mais valor do recurso mais importante da atualidade: os dados.

Juntas, essas duas tecnologias têm o poder não só de expandir, mas de catapultar negócios. Tanto é, que nos próximos sete anos o mercado de IA deve aumentar seu valor 13 vezes.

Cientes disso, 87% das empresas afirmam que a inteligência artificial e o machine learning são prioridade máxima em seus investimentos. E esse movimento tem uma boa justificativa: esses investimentos podem gerar 15 bilhões de dólares em receita até 2030.

Uma das grandes frentes de trabalho com a implementação da IA e do machine learning é o relacionamento com o cliente. Afinal, a experiência do consumidor B2B tem sido a grande responsável pela manutenção de contratos e atração de novos negócios.

Continue a leitura e saiba como machine learning e a IA podem transformar o relacionamento com seus clientes!

IA e machine learning: maior conhecimento, mais precisão

A adoção de tecnologias baseadas em inteligência artificial e machine learning está revolucionando o relacionamento com os clientes.

Com recursos simples de IA e ML você pode coletar, processar a analisar dados cada vez mais rápido, extraindo insights instantâneos sobre a melhor abordagem com cada cliente corporativo.

Do melhor horário para realizar uma ligação à melhor oferta de preços, você pode hiperpersonalizar o contato, desenvolvendo um atendimento único a cada conta. Assim, fica mais fácil conhecer o perfil de cada cliente, bem como seus desafios e necessidades.

Esse aprofundamento da relação com seus clientes traz mais precisão tanto nos argumentos de vendas quanto no desenvolvimento de novos produtos para o mercado, já que você tem em mãos um verdadeiro mapa do que realmente faz sentido para o seu mercado.

Melhor gestão de oportunidades com IA e ML

Um dos pontos cruciais de qualquer esteira de produtos é compreender quais deles são produtos de entrada e quais são aqueles que mantêm seus clientes fiéis ao seu atacado e distribuição.

E uma das maneiras de se conhecer exatamente quais são seus carros-chefe na captação de novos clientes e quais são os responsáveis por manter a sustentabilidade do seu negócio é através da adoção de tecnologias como IA e machine learning.

Cruzando dados históricos e comportamentais dos seus clientes, essas tecnologias podem identificar padrões de compra e otimizar seu pipeline de vendas, melhorando a gestão de oportunidades.

Chatbots e a proximidade com clientes corporativos

Quando falamos em IA e machine learning, nos referimos a um conjunto de soluções que podem estreitar laços com seus clientes e oferecer experiências de compra únicas. Uma dessas soluções são os chatbots ou assistentes virtuais.

Chatbots munidos de inteligência artificial e aprendizado de máquina são capazes de aprender com cada interação virtual, utilizando esses dados em tempo real para oferecer atendimento cada vez mais personalizado.

Além disso, eles poupam tempo do seu time de atendimento sem prejudicar a qualidade dessa interação, fornecendo dados e informações simples que retroalimentam seu CRM com insights que podem ser utilizados nas vendas.

Antecipando demandas com a análise preditiva

O sonho de todo cliente é que seus fornecedores adivinhem suas necessidades antes que elas aconteçam. E isso é totalmente possível com recursos de IA e machine learning para a análise preditiva e antecipação de demandas.

Com base no histórico de pedidos dos seus clientes, combinado com períodos do ano, mix de produtos e outros dados relevantes, a IA e o machine learning podem rever com muita segurança quando haverá necessidade de determinados produtos.

Também pode identificar oportunidades de vendas combinadas, elevando não só o nível de satisfação do cliente final como sua lucratividade.

Criando sua infraestrutura de IA e machine learning

Agora que você já tem uma ideia de como a inteligência artificial e o aprendizado de máquina podem fortalecer o relacionamento com seus clientes, listamos algumas dicas essenciais para implementar essas tecnologias na sua empresa:

Escolha as soluções certas

O mercado está repleto de soluções de machine learning e inteligência artificial. Por isso, se torna cada vez mais importante saber como escolher as soluções que ajudarão sua empresa a crescer.

Nesse sentido, o ideal é que você busque por tecnologias de IA e machine learning desenvolvidas especialmente para o seu nicho de mercado. Essa escolha aumentará as chances de que você tenha recursos e ferramentas realmente úteis e que gerem valor para o seu empreendimento.

Integre dados de todas as fontes

Além de ter as ferramentas adequadas para o seu atacado e distribuição, você também precisa de tecnologias que sejam facilmente integradas a outras plataformas.

Desse modo, você poderá construir sua inteligência de negócios aproveitando os recursos já existentes e integrando-os a novas tecnologias de ponta.

A integração de dados também é essencial para que você possa combinar dados de maneira facilitada, extraindo insights para fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Segmente sua base de clientes de forma adequada

Se bem que a própria inteligência artificial pode ajudar na segmentação de clientes, é importante que você e seu time comercial também tenham em mente pelo menos três perfis de consumidores B2B que desejam atender.

Desse modo, fica mais fácil definir os critérios para classificação de leads qualificados e nutrir sua base de contatos com conteúdos personalizados e atendimento exclusivo a cada interação.

Automatize processos para escalar o relacionamento

Em um cenário no qual as tecnologias se tornam cada dia mais parecidas e oferecem mais ou menos os mesmos recursos, o grande diferencial das empresas se torna o relacionamento com o cliente.

Mas isso não exclui as tecnologias deste processo. Pelo contrário, elas passam a ser o motor que impulsiona o contato um a um. Nesse sentido, a automação de processos, em especial os de marketing e vendas, é fundamental para o fortalecimento do relacionamento com seus clientes.

De e-mails transacionais a conteúdos cuidadosamente escolhidos para cada cliente, você tem a oportunidade de mostrar que a sua empresa conhece cada pessoa do outro lado da linha.

Pronto para dar o próximo passo no relacionamento com seus clientes? Saiba como engajar e fidelizar seus clientes com customer experience!

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