fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  O que é análise de dados no atacado?
O que é análise de dados no atacado?

O que é análise de dados no atacado?

Altos custos de estoque, baixa margem de lucro, operação complexa e desgastante. Esses são alguns dos desafios de quem trabalha com vendas no atacado.

Mas a análise de dados e as inovações que a tecnologia vêm trazendo podem mudar este cenário e oferecer um panorama mais promissor em resultados.

Entenda agora o que é análise de dados no atacado e por que sua empresa deveria investir nisso.

O que é análise de dados?

Análise de dados, ou Data Analytics, é o processo de analisar dados de forma pormenorizada para extrair deles informações úteis e relevantes para a tomada de decisão em um negócio ou empreendimento.

Esse processo conta com inúmeras tecnologias que permitem coletar, classificar, processar e analisar dados estruturados e não estruturados, oriundos de diversas fontes.

Desse modo, você pode compreender com maior profundidade qual é o cenário no qual a sua empresa está atuando e, assim, tomar decisões mais assertivas que conduzam sua equipe aos objetivos centrais da organização.

Por que analisar dados no atacado?

Em 2023, serão gerados em torno de 118 zettabytes de dados em todo o mundo, o que corresponde a 118.000.000.000.000.000 de bytes de informação.

Embora apenas uma microparte disso tudo diga respeito ao seu segmento de mercado, ainda assim, a quantidade de dados gerados pelo seu setor de atuação seguramente é gigante.

E saber como usar esses dados ao seu favor pode ser a diferença entre crescer ou perecer no mercado.

Competitividade garantida

Um dos principais motivos pelos quais a análise de dados é essencial para empresas de vendas no atacado é a garantia de competitividade.

O Data Analytics permite que você compare dados históricos em tempo real, mesclando-os com outros para fazer análises mais complexas e assim tomar decisões mais estratégicas.

Por exemplo: comparando seus preços com os de seus concorrentes, você pode obter análises aprofundadas de como trabalhar sua margem de lucro para atuar de forma mais estratégica, expandindo suas vendas sem perder lucratividade.

Redução de custos de forma inteligente

A redução de custos operacionais é um dos grandes desafios de quem trabalha no atacado. Mas com a análise de dados, é possível compreender o que de fato influencia nos seus custos e assim atuar de forma cirúrgica em cada processo, buscando mais otimização e eficiência.

Aqui também entram as análises de dados financeiros, com o objetivo de compreender como você pode melhorar sua gestão de custos de forma geral.

Melhoria da qualidade de produtos e serviços

Seja no atendimento ao cliente ou no background da sua operação, a qualidade é um requisito fundamental para o sucesso de quem trabalha no atacado. E a análise de dados também pode ajudar nisso.

Com que frequência seus clientes fazem pedidos, qual o volume de cada produto, quanto tempo você leva para realizar a entrega e o nível de satisfação dos clientes são alguns dos dados que podem ser analisados.

Crescimento sustentável em longo prazo

Com a desaceleração da economia em todo o mundo, o cenário empresarial também fica mais incerto. Nesse sentido, é fundamental saber planejar o crescimento da sua empresa sem perder a sustentabilidade.

E uma das formas de projetar cenários para tomar melhores decisões é, sem dúvida, através da análise de dados.

Usando tecnologias munidades de análise preditiva, você se torna capaz de simular cenários diversos para compreender qual é a melhor opção para a sua empresa a cada momento.

Identificação de novas oportunidades

Outro ponto a ser considerado ao se investir em análise de dados no atacado são as novas oportunidades que você pode identificar a partir dessas análises.

A partir dos dados, você pode entender quais produtos trazem maior margem de contribuição e passar a investir mais neles. Ou então perceber que a parceria com outros players do mercado seja interessante para melhorar sua malha de distribuição.

São questão que podem fazer muita diferença na hora de promover o crescimento do seu negócio, mas só passam a ser percebidas quando você tem acesso às informações certas.

Como analisar dados de forma eficiente

A análise de dados é um processo contínuo, que pode ser melhorado dia a dia para trazer cada vez mais insights. O importante é que você comece com bases sólidas. Por isso, selecionamos as etapas essenciais para dar o pontapé inicial:

Defina seus objetivos e fontes de dados

Em um verdadeiro oceano de dados, é importante saber identificar quais são os dados que realmente podem contribuir para a sua tomada de decisão. Portanto, estabeleça quais são as informações que você precisa e de onde elas virão.

Uma boa forma de fazer isso é atribuir KPIs (Key Performance Indicators) para os seus processos. A partir disso, descobrir como mensurá-los de forma simples, ágil e eficiente.

Aqui, cabe registrar quais serão as fontes oficiais para alimentar a sua base de dados. Dê preferência a canais de coleta de dados que estejam sob controle da sua empresa ou que venham de outras fontes confiáveis.

Selecione as tecnologias que serão utilizadas

Para analisar dados com segurança, o melhor é automatizar a coleta e processamento dessas informações o máximo possível. E nada melhor do que poder contar com a tecnologia para isso.

Softwares e sistemas de análise de dados trazem mais agilidade, segurança e acuracidade ao seu processo de data analytics. Sendo assim, pesquise quais são as soluções que melhor combinam com o seu tipo de negócio.

Contar com tecnologias desenvolvidas especificamente para empresas do atacado pode ser um grande diferencial, já que as ferramentas terão mais alinhamento com os seus processos internos.

Este é o caso do ION Reports, uma solução que permite analisar dados de forma ágil e intuitiva por meio de gráficos e relatórios gerados automaticamente.

Totalmente integrado a outras soluções da ION Sistemas, o ION Reports permite que você extraia relatórios em tempo real, já que ele acessa as informações do ION Vendas e ION Supervisor, que são alimentados em tempo real pelo seu time comercial.

Quer saber o que mais o ION Reports pode fazer por você? Fale agora mesmo com um de nossos consultores!

ION SISTEMAS