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Os 5 pilares da transformação digital para empresas distribuidoras [ionsistemas]

Os 5 pilares da transformação digital para empresas distribuidoras

A transformação digital vem conduzindo as empresas de atacado e distribuição a uma nova e mais dinâmica realidade, na qual é possível ter maior controle sobre dados e promover melhores experiências para os clientes.

Esse movimento se tornou mais intenso durante a pandemia de coronavírus, mas não perdeu força com o passar do tempo. Pelo contrário, cada vez mais empresas do setor compreendem a necessidade de otimizar processos a fim de melhorar a entregabilidade de produtos e serviços agregados.

Tanto é, que 87% das empresas acreditam que as tecnologias digitais vão afetar profundamente seus negócios. Porém, apenas 44% delas estão preparadas para enfrentar os desafios dessa disrupção.

Se você também quer preparar seu atacado e distribuição para um futuro totalmente novo, continue a leitura. Vamos te apresentar os 5 pilares da transformação digital.

Afinal, por que transformar?

Quando iniciou, o movimento da transformação digital parecia algo restrito às startups de tecnologia. Contudo, a pandemia de coronavírus veio para nos mostrar o quanto era necessário repensar nossos modelos de negócio.

Ganhar mais agilidade, qualidade e eficiência não é algo exclusivo de um único mercado. Todos os clientes, sejam B2C ou B2B, esperam melhores experiências de compra, tanto no online quanto no offline. E, sem as ferramentas certas, você corre o risco de ver o seu negócio de atacado e distribuição obsoleto.

Só para você ter uma ideia, a transformação digital pode elevar a eficiência e eficácia dos negócios em até 40% e incrementar a experiência dos clientes em até 35%.

Isso significa redução de custos operacionais, aumento na sua margem de lucro, menos riscos para o seu negócio e maior competitividade em um dos mercados mais concorridos da atualidade.

Além disso, a transformação digital pode melhorar o seu time to market em até 36%, o que contribui para elevar o seu valor de marca e atrair mais investimentos e parceiros de negócios.

Mas afinal, quais são os pilares deste processo que pode levar seu atacado e distribuição ao próximo nível?

Os 5 pilares da transformação digital para distribuidores e atacadistas

Os esforços de transformação digital devem ser feitos no sentido de melhorar a performance da empresa, sempre colocando os clientes no centro das operações. Para isso, você precisa:

Construa uma cultura de mudança

O pilar mais importante da transformação digital não é a tecnologia, mas sim a capacidade que a sua equipe tem de lidar com mudanças. Isso porque a tecnologia exige atualização constante e, se não estamos preparados para ela, acabamos criando barreiras ao crescimento.

Nesse sentido, comece capacitando seu time para aceitar a mudança de forma gradual e adaptativa. Mostre as vantagens de ter uma empresa em constante evolução e como a tecnologia pode agregar valor ao trabalho de todos.

Melhore a performance das pessoas

Se o ponto vital da transformação digital não é a tecnologia, mas sim a mudança comportamental das pessoas, nada mais natural do que investir na qualificação da sua equipe. Afinal, são as pessoas que operam as máquinas ou fazem uso dos outputs delas para uma atuação mais estratégica.

Uma boa forma de promover essa melhora de performance é compreender quais são as lacunas de competência de cada pessoa e proporcionar treinamentos personalizados, que auxiliem cada profissional a usar seu potencial ao máximo.

Por exemplo: quantas pessoas da sua equipe sabem usar softwares munidos de inteligência artificial? E quais são as pessoas mais estratégicas para analisar os dados do seu atacado e distribuição?

Crie planos de desenvolvimento profissional para cada pessoa e monitore os resultados desse investimento.

Tenha um tech stack bem estruturado

Agora que já falamos das pessoas como pilares da transformação digital, chegamos ao ponto que gera muitas dúvidas: as tecnologias.

Faça um levantamento das tecnologias já existentes e mapeie o que falta para que elas se tornem ainda melhores.

Vale a pena conversar com cada usuário para entender se as ferramentas atuais são satisfatórias ou se seria melhor buscar tecnologias mais atuais e com maior aderência ao seu tipo de negócio.

Outro ponto a considerar na sua arquitetura tecnológica é a integração entre as ferramentas disponíveis e as que serão contratadas. Quanto maior for a capacidade de integração entre elas, menos trabalho manual e burocrático seu time terá.

Desse modo, você poderá experimentar a transformação digital de uma forma completa, sem falhas ou barreiras para atingir seus objetivos estratégicos.

Trate seus dados como ativos de negócio

Se você está antenado com as tendências mais atuais, sabe que os dados são o novo petróleo. E, como tal, você precisa dar o devido tratamento a eles. Em outras palavras, trate-os como ativos do seu negócio.

Isso requer uma visão estratégica sobre a gestão e segurança de dados, bem como uma política robusta de como utilizá-los na sua tomada de decisões.

Estabelecer uma governança de dados pode ser a melhor forma de torná-los seus aliados, pautando investimentos, parcerias e desenvolvimento de novas soluções.

Tenha seus clientes no centro de todas as decisões

Finalmente, considere que o seu negócio de atacado e distribuição não existiria sem os seus clientes. Portanto, todas as melhorias, otimizações e investimentos feitos devem ser pensados para promover experiências cada dia mais surpreendentes a eles.

É dessa forma que você aumentará o lifetime value dos compradores, estreitará os relacionamentos e promoverá novas e melhores negociações com seus clientes atuais.

Além disso, com a tecnologia disponível, você terá a oportunidade de compreender melhor quem são seus clientes e o que eles desejam ao se relacionarem com a sua empresa. Logo, terá mais insumos para definir os rumos do seu negócio e a continuidade do seu processo de transformação digital.

Quer continuar transformando sua empresa digitalmente? Saiba como a IA e o machine learning estão mudando o relacionamento com seus clientes!

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