Como garantir o sucesso do processo de vendas da sua empresa?
É no processo de vendas que são executadas as várias etapas, tarefas e procedimentos executados pela área comercial. Ele ocorre desde a pré-venda até a pós-venda, de modo a padronizar e otimizar cada detalhe necessário ao alcance dos objetivos propostos pela organização.
Ou seja, se considerar as etapas da venda e do relacionamento como um curso de água, o processo de vendas é como um projeto hidráulico. Ele canaliza o fluxo considerando formas de evitar vazamentos, desvios e garantir o volume ideal.
Por isso, é fundamental projetar, aprimorar e rever periodicamente o processo, buscando aumentar a competitividade, a satisfação dos clientes e os ganhos. Vamos entender melhor como fazer isso? Continue a leitura e confira!
Por que investir na otimização do processo de vendas?
Vendedores iniciantes costumam ter maior dificuldade com uma ou outra etapa do processo, normalmente o fechamento de vendas. Contudo, logo que alcança um nível mais elevado, começa a se dar conta de que existe um fluxo de continuidade em cada ponto de contato com o cliente, de modo que há uma influência direta entre o que ocorre no primeiro aperto de mão e o relacionamento posterior, por exemplo.
Por causa disso, quando o processo é otimizado uma etapa fortalece, complementa e potencializa a outra. Além de melhorar os resultados, o fluxo é percebido de um modo mais natural pelo cliente, que também tem uma experiência de compra melhor. Afinal, a otimização precisa ser elaborada de modo a equilibrar e melhorar o atendimento ao cliente e os resultados obtidos.
Como melhorar os processos de vendas do seu negócio?
O setor de vendas costuma ser um dos que mais atentos aos números e indicadores. Os básicos, como ticket médio, taxa de conversão e volume de pedidos, costumam ser acompanhados periodicamente. Ainda assim, é preciso desenvolver a cultura de dados, buscando aumentar a inteligência comercial.
Basicamente, estamos falando do levantamento detalhado dos dados e insights sobre os hábitos, desejos e expectativas dos compradores, que é o que permite desenhar a jornada de compra que eles percorrem que, de certo modo, é o processo executado pelo cliente para comprar. Talvez ele não tenha sido previamente elaborado, mas ainda assim é natural que eles tenham adquirido hábitos e definido comportamentos.
Quando você parte desse tipo de informação para elaborar um processo comercial alinhado com essa jornada, os resultados aparecem. Ou seja, a melhoria depende de usar os números e informações sobre a situação atual, buscando elaborar processos, definir práticas e descrever procedimentos melhores.
Por que investir em automação de processos corporativos?
A automação da força de vendas pode parecer apenas um recurso de aumento de produtividade — o que já seria ótimo, pois vendedores mais produtivos atendem mais clientes e, consequentemente, vendem mais. No entanto, a automação também oferece agilidade, diminuição de erros e outros benefícios de melhora da qualidade do processo.
Além disso, elas diminuem o tempo que a sua equipe dedica a tarefas repetitivas e trabalhosas, permitindo que os colaboradores assumam uma abordagem mais estratégica e menos operacional. Traduzindo: o vendedor passa mais tempo negociando cara a cara com o cliente e menos tempo cuidando da burocracia.
Para concluir, considere que a simples adoção da tecnologia não garante um processo de vendas dinâmico e eficiente. É preciso contar com soluções específicas e de qualidade. Por isso, procure um fornecedor que conheça sua operação, que seja comprometido com a entrega de qualidade e com uma solução feita para o seu segmento.
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