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Qual é o melhor tipo de e-commerce para empresas de atacado? [ionsistemas]

Qual é o melhor tipo de e-commerce para empresas de atacado?

O segmento de e-commerce B2B é um dos que mais crescem em todo o mundo.

De acordo com estimativas da Statista, o setor deve atingir um valor de mercado superior aos 2 bilhões de dólares em 2024 e ultrapassar os 3 bilhões de dólares até o final de 2027, apenas nos Estados Unidos.

E não é para menos, já que 80% das interações B2B devem ocorrer por meio de canais digitais, a partir de 2025.

Outro ponto que conta a favor do e-commerce B2B é o aumento da confiabilidade nas plataformas de vendas online, que tem levado compradores empresariais a gastar valores cada vez mais expressivos nas compras online.

Mas esse mercado ainda pode crescer muito, já que 45% das empresas ainda não aderiu ao comércio eletrônico.

Se você se encontra neste grupo, continue a leitura. Vamos te mostrar qual é o melhor tipo de e-commerce para empresas do atacado e como se destacar entre os concorrentes!

Quais são os tipos de e-commerce?

Existem muitas formas de começar a vender pela internet. Mas nem todas podem ser a melhor escolha para uma empresa de atacado. Sendo assim, é importante que você conheça as possibilidades e então opte por aquela que faz mais sentido para o seu momento mercadológico.

Marketplace

No marketplace, você se filia a uma grande plataforma, como Amazon, e então passa a vender seus produtos por intermédio dela.

Esse é o tipo de e-commerce mais rápido de se instalar, já que você conta com uma infraestrutura pronta para ser utilizada. Basta configurar seus dados de vendedor, fazer upload dos seus produtos e anunciar.

Em contrapartida, você constrói toda a sua infraestrutura de vendas online em um local onde a concorrência é grande e que não está sob a sua total supervisão.

Além disso, existe a comissão da plataforma sobre as vendas, que deve ser considerada na sua formação de preços.

E-commerce próprio

O segundo tipo de e-commerce é o seu. Isto é, aquela plataforma de vendas sobre a qual você tem total domínio. E aqui, podemos ter duas divisões:

Plataforma terceirizada

Este pode ser um “caminho do meio” entre o marketplace e uma estrutura própria. Isso porque a plataforma terceirizada livra sua empresa de grandes investimentos em desenvolvimento de TI e garante uma operação bastante eficaz nas vendas online.

Basicamente, você tem acesso a uma plataforma de e-commerce customizável, que pode ganhar a cara do seu atacado com pequenas alterações.

Contudo, nem sempre você terá abertura para inserir recursos adicionais ou alterar o layout, por exemplo. Outra dificuldade que pode surgir é a limitação de opções de pagamento, se esta funcionalidade já estiver integrada.

Plataforma própria

Neste tipo de e-commerce, você tem liberdade total. Afinal, ao investir no desenvolvimento de uma plataforma própria, você tem a possibilidade de criar o melhor e-commerce para o seu negócio.

Além de poder personalizar o seu e-commerce da forma que desejar, você também pode integrar outras ferramentas que sejam fundamentais para otimizar o trabalho da equipe.

Alguns exemplos são: ferramentas de automação da força de vendas, automação de marketing, gateways de pagamento, análise de dados comportamentais, entre outros.

Porém, é necessário considerar o custo de implementação de um projeto desta magnitude e também o prazo para conclusão do mesmo. Muitas vezes, o melhor é optar por uma ferramenta intermediária, a fim de aproveitar o time to market.

Agora que você já sabe quais as possibilidades, cabe reunir o seu time e entender qual é o melhor tipo de e-commerce para o momento atual do seu atacado.

Mas não vamos parar por aqui. Que tal conferir algumas dicas de como se destacar da concorrência no e-commerce B2B?

Como se destacar da concorrência no atacado online?

Vender no atacado online tem se tornado cada vez mais fácil. Não só porque as ferramentas de vendas estão mais acessíveis, mas também porque os compradores B2B aderiram fortemente a essa facilidade.

Mas não foram apenas os compradores. Os vendedores também veem cada vez mais valor no comércio eletrônico B2B. Por isso, é importante ter estratégias de diferenciação para se sobressair à concorrência.

Invista na experiência do cliente

A experiência do cliente deve nortear toda a sua estratégia de e-commerce. Isso porque é ela que vai garantir maior engajamento e conversões ao longo do seu funil de vendas.

Nesse sentido, priorize a implementação de uma plataforma que seja fácil e intuitiva de usar. Você também vai precisar de uma boa arquitetura da informação, bem como de estratégias de SEO – Search Engine Optimization para posicionar suas páginas nos motores de buscas.

A experiência do cliente também passa por oferecer um bom atendimento online. Nesse sentido, certifique-se de implementar ferramentas de autoatendimento, seja com FAQs ou chatbots.

Personalize a comunicação

Um dos grandes diferenciais das marcas que fidelizam clientes é a comunicação personalizada. E isso pode ocorrer dentro do próprio e-commerce.

Cada cliente pode ter um espaço personalizado, acessado mediante login na plataforma, com dicas de produtos, descontos, promoções e outras formas de valorização pautadas no histórico de compras.

Este mesmo espaço pode se tornar um importante canal de comunicação one to one, com envio de cupons promocionais, informações sobre compras, entregas ou processos de devolução.

Combine ações de marketing e vendas

A integração de canais de marketing e vendas também pode proporcionar um diferencial interessante para o seu atacado.

Com base em dados coletados ao longo do tempo, é possível determinar quais são os canais de vendas mais utilizados e assim criar campanhas cada vez mais personalizadas para cada perfil de cliente.

Desse modo, seu atacado otimiza o orçamento de marketing e amplia as possibilidades de vendas.

Use a IA ao seu favor

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre a importância da Inteligência Artificial em todo este processo. Ela pode estar no seu backend, comandando a coleta e análise de dados, mas também no seu frontend, proporcionando uma experiência incrível para os seus clientes.

Além disso, a IA pode otimizar tarefas tanto de marketing quanto de vendas, além de toda a parte operacional do seu atacado online. Assim, é possível alcançar mais velocidade, qualidade e eficiência nas vendas.

Agora que você já é capaz de escolher o melhor tipo de e-commerce e se diferenciar da concorrência, não deixe de conferir o passo a passo para abrir o seu e-commerce de atacado e distribuição!

 

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

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