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 Entenda as vantagens da contratação de um software de vendas

Ainda hoje, e até mais comum do que imaginamos, inúmeras empresas não contam com um software de vendas e continuam a realizar a gestão de seus negócios de forma manual e informal. No entanto, essa conduta pode causar uma série de erros, desde falhas na emissão de notas fiscais até a falta de controle sobre os pedidos e estoque de produtos, por exemplo.

De fato, todas as organizações que ainda não se modernizaram por meio da informatização e automação de seus processos estão ficando para trás e deixando de obter lucros expressivos. Neste post, explicaremos as principais vantagens de um software de vendas, capaz de auxiliar o controle dos negócios de maneira remota e on-line, além de ajudar bastante a melhorar os resultados de uma empresa.

Continue a leitura e confira!

Foco nos clientes

Um dos elementos-chave para o sucesso de qualquer negócio é conhecer a fundo o seu público-alvo, suas necessidades, seus problemas e as soluções que ele procura no momento em que adquire o seu produto ou serviço. Direcionar o foco para o cliente com o auxílio do software de vendas, portanto, significa conhecer melhor os hábitos e demandas das pessoas que depositam confiança em sua marca.

Isso possibilita a elaboração de estratégias que chamem a atenção desses compradores e tragam resultados ainda mais efetivos. Um bom exemplo dessas estratégias é a possibilidade de montar seu mix de produtos personalizados com o apoio do software.

Melhora na performance

O software de vendas promove a eficiência operacional, permite que a empresa foque mais o relacionamento com seus clientes e desenvolva ações inovadoras para conquistar diferenciais competitivos em seu mercado. Quem faz uso dessa ferramenta percebe, também, aumento significativo nas margens de lucro. Ela viabiliza a integração das áreas, além de notar a redução dos custos com seus trabalhos internos.

Ela faz com que seus serviços e produtos se destaquem em termos de qualidade, em relação àquelas empresas em que os dados e as informações são transmitidas de um modo mais informal e manual. Nesse contexto, tanto a produtividade quanto a performance de seus colaboradores melhoram.

Análise de resultados

É praticamente impossível saber como está o desempenho de um empreendimento sem acompanhar seus resultados de perto. Para tanto, analisar os dados de vendas e indicadores ajuda a compreender tanto o que está sendo produtivo como aquilo que demanda ajustes, pois esses índices funcionam como um termômetro.

Dessa forma, também fica mais fácil observar a performance comercial e dar bons feedbacks, assim como promover melhorias e aumentar o número de pedidos efetivados. Nesse sentido, o software de vendas cruza automaticamente dados variados com o objetivo de fornecer os indicadores adequados aos gestores e diretores.

Esses, por sua vez, conseguem ver os números por meio de um dashboard (painel de controle) e, caso queiram, compartilhá-los com os colaboradores da área de vendas.

Redução de erros

A maioria dos desperdícios, erros e custos desnecessários é consequência da falta de eficiência. Inclusive, algumas falhas durante as operações de uma empresa podem custar muito caro e afetar as entregas e o ritmo de produção.

A verdade é que o software de vendas ajuda a melhorar a produtividade e, assim, minimizar os erros e reduzir custos provenientes da falta de eficiência. Dessa forma, toda a equipe tem a oportunidade de seguir na mesma direção, melhorar o desempenho e ser comercialmente mais produtiva, diminuindo sempre os desperdícios.

Acesso remoto

Uma empresa pode adotar diversos canais com o intuito de oferecer seus produtos ou serviços para o público, tais como:

  • representantes comerciais;
  • e-commerce;
  • redes sociais;
  • vendedores internos;
  • distribuidoras;
  • mais pontos de vendas, entre outros.

No entanto, geralmente, isso traz alguns desafios. Um deles é o gargalo de não obter uma reposição rápida dos itens faltantes com o fornecedor porque está vendendo quantidades de produtos bem acima daquelas disponíveis no estoque. Isso, justamente, em razão da variedade de canais de venda.

Por sua vez, as empresas que já fazem uso de um software de vendas em todos os pontos comerciais não enfrentam esse tipo de problema. Isso porque, simplesmente, sempre que uma venda é feita, o sistema atualiza a quantidade disponível em estoque imediatamente para os todos os vendedores ou canais.

Além disso, a gestão de estoque pode criar alertas para ser informada sempre que o armazenamento atingir um nível mínimo ou chegar ao ponto de ruptura — momento em que se deve fazer um novo pedido para o fornecedor, a fim de cobrir a disponibilidade.

Outro bom exemplo é conseguir acompanhar o status dos pedidos emitidos. Isso pode até parecer algo simples, mas o fato é que gera segurança e confiança para a marca, estreitando ainda mais o relacionamento com os clientes. A boa notícia é todas essas facilidades são possíveis por meio de acesso remoto.

Utilização de cloud

Estamos diante de uma realidade em que a transformação digital torna as empresas cada vez mais produtivas. Assim sendo, o software de vendas conta com a ajuda da conectividade via dispositivos mobile e da nuvem, algo que facilita muito o trabalho e o rendimento das equipes.

Dessa forma, a gestão se vê capaz de fazer seus follow-ups em dia e não perder mais o timing das negociações. Outro ponto positivo de um bom software de vendas é a praticidade e a facilidade de navegação em todas as telas, além do acesso por aplicativo para smartphones.

Por fim, se você tem em mente que precisa melhorar a qualidade do atendimento aos clientes, a performance da sua empresa, reduzir custos e aumentar os lucros, não tenha dúvidas. O uso de um software de vendas é uma das principais ferramentas para conquistar resultados melhores.

A ION Sistemas é uma empresa com expertise em automação. Por isso, é a solução mais adequada do mercado em termos de software de vendas para otimização de tempo e processos logísticos.

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